UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/03/2010 - 15h46

Novo gasoduto liga regiões sudeste e nordeste do Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou nesta sexta-feira em Itabuna, na Bahia (nordeste), o Gasene, gasoduto que liga o estado do Rio de Janeiro ao da Bahia.

O presidente Lula afirmou que a obra, que permite o transporte de gás para o Nordeste, "significa mais um degrau na conquista da independência do Nordeste brasileiro", já que dá à região a "oportunidade (de desenvolvimento) que o Sul e o Sudeste do país já tiveram".

Antes do início do evento, enquanto Lula posava com os trabalhadores do gasoduto para fotos, agricultores e índios realizavam manifestações com cartazes e faixas na entrada do parque de exposições onde ocorreu a inauguração.

A cerimônia contou também com a presença da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma RoussefF, pré-candidata do governo à sucessão de Lula na Presidência do Brasil, e do presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, além de dirigentes da empresa chinesa Sinopec, que participou da construção do novo gasoduto.

Lula inaugurou o último dos três trechos do Gasene, de 954 km, que liga os terminais de Cacimbas e Catu.

Os trechos Cabiúnas-Vitória (303 km) e Vitória-Cacimbas (130 km), em funcionamento desde 2008, completam a estrutura. O gasoduto faz parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e pode transportar até 20 milhões de metros cúbicos de gás por dia, triplicando a quantidade que chega ao Nordeste, que hoje utiliza 9,8 milhões de metros cúbicos diários.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host