UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/03/2010 - 07h48

Toyota suspende produção na França e Grã-Bretanha

A montadora japonesa Toyota anunciou nesta sexta-feira que vai suspender a produção durante quatro dias na França e por oito dias no Reino Unido, em consequência principalmente da queda nas vendas provocada pela recente crise de falhas técnicas nos carros da empresa.

A empresa anunciou que a fábrica de Onnaing, norte da França, onde é produzido o modelo Yaris, suspenderá a produção de 6 a 9 de abril.

Na Grã-Bretanha, a produção será suspensa de 29 de março a 1º de abril, e mais tarde de 6 a 9 de abril, nas fábricas de Burnaston, no condado de Derbyshire, e de Deeside, no País Gales.

O porta-voz da Toyota, Paul Nolasco, afirmou que os trabalhadores já sabiam da medida desde fevereiro.

"Um dos motivos é a revisão de nossas metas de vendas após os efeitos negativos dos recalls", explicou Nolasco.

A Toyota anunciou o recall de quase nove milhões de carros em todo o mundo nos últimos meses, mais de 1,8 milhão deles na Europa, por falhas no sistema de freio ou no pedal do acelerador de vários modelos.

Nolasco ressaltou, no entanto, que uma das duas interrupções nas redes de montagem da Grã-Bretanha não tem relação com a queda nas vendas, e sim com os preparativos do início da produção do novo modelo híbrido Auris.

"Nestes casos, o costume é parar as fábricas durante vários dias, ou até várias semanas", explicou o port-avoz.

Burnaston e Deeside, que fabricam a versão clásica do sedan Auris, serão as primeiras fábricas da Europa a montar veículos híbridos a partir do meio do ano.

Nolasco não confirmou uma informação da agência de notícias japonesa Kyodo de a Toyota suprimirá 750 postos de trabalho na Grã-Bretanha com um plano de aposentadorias antecipadas.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host