UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

05/04/2010 - 18h02

Governo americano pretende multar Toyota em US$ 16 milhões

O governo americano anunciou nesta segunda-feira que pretende impor uma multa de 16,375 milhões de dólares à Toyota, a maior já infligida a uma montadora automobilística nos Estados Unidos, por não ter advertido "durante pelo menos quatro meses" sobre seus problemas de aceleração.

O secretário dos Transportes americano Ray LaHood anunciou que "a Agência de Segurança nas Estradas americana (NHTSA) pretende infligir a multa máxima de 16,375 milhões de dólares à Toyota por não ter advertido (a agência) sobre os defeitos perigosos nos aceleradores durante pelo menos quatro meses, apesar de saber do potencial risco para os consumidores", indicou o departamento em um comunicado.

Se for confirmada, a multa que corresponde ao valor máximo para violações como essa, será a maior já infligida a uma montadora de automóveis pela NHTSA, indica o comunicado do Departamento de Transportes.

A montadora japonesa convocou o recall de 9 milhões de veículos em todo o mundo, sendo mais de seis milhões nos Estados Unidos, principalmente por causa de problemas de aceleração involuntária causados por aceleradores bloqueados.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host