UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

19/04/2010 - 19h31

Toyota faz recall para mais 7.500 veículos na Europa

A montadora japonesa Toyota fez nesta segunda-feira um recall para 7.500 veículos Land Cruiser e Lexus na Europa, devido a problemas na estabilidade.

O recall envolve os modelos 4x4 Land Cruiser 150 (Prado) e Lexus GX 460, revela o comunicado.

A medida ocorre horas após outro recall, nos Estados Unidos, para 9.400 Lexus, pelo mesmo motivo, após advertência sobre a falta de estabilidade realizada por uma revista americana especializada.

"Todos os nossos clientes proprietários destes modelos serão contatados pessoalmente nos próximos dias", destaca a Toyota em seu comunicado, acrescentando não ter notícia de qualquer acidente na Europa ligado ao problema.

Nesta segunda-feira, a montadora japonesa anunciou o recall de todos os veículos 4x4 GX 460 do ano 2010 de sua marca de luxo Lexus nos Estados Unidos.

O recall ocorre seis dias depois de uma revista americana publicar resultados negativos em testes feitos com o automóvel. O diretor geral da Lexus, Mark Tremplin, se disse "feliz ao anunciar que chegamos a uma solução que será rapidamente colocada em andamento para ajudar a acalmar os consumidores".

As concessionárias Lexus entrarão em contato com os clientes americanos a partir do início de maio para propor o conserto previsto, anunciou a Toyota. Em uma mensagem ao Departamento de Transportes, a empresa afirma que iria reprogramar o sistema eletrônico de controle da estabilidade.

A maior montadora do globo realiza atualmente o recall em massa de 9 milhões de veículos no mundo todo devido a problemas em acelerador ou sistema de freios.

Nesta segunda-feira, a empresa japonesa informou que pagará uma multa recorde de 16,375 milhões de dólares por ter demorado em informar Washington dos problemas de aceleração de seus veículos. Trata-se da maior multa civil aplicada contra um fabricante de automóveis promovida por autoridades dos Estados Unidos.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host