UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

24/04/2010 - 14h11

Rússia e Áustria fecham acordo para construção de gasoduto

Áustria e Rússia assinaram neste sábado em Viena um acordo para a construção do gasoduto russo-italiano South Stream, na presença do chefe de Governo russo, Vladimir Putin, e do chanceler austríaco, Werner Faymann.

O gasoduto South Stream, construído pelo grupo russo Gazprom em colaboração com a italiana ENI, está previsto para ser concluído em 2015 e deverá fornecer, a partir de Novosibirsk, na Sibéria, gás russo para Itália e Grécia, passando pelo Mar Negro, evitando assim a Ucrânia e os cortes de fornecimento à Europa ocorridos nos últimos anos devido a um desacordo entre Moscou e Kiev.

O acordo foi assinado pelo ministro austríaco de Economia, Reinhold Mitterlehner, e o ministro russo de Energia, Sergei Chmatko. Paralelamente, o presidente da Gazprom, Alexei Miller, e o presidente do grupo austríaco OMV, Wolfgang Ruttensdorger, assinaram um acordo de cooperação entre os dois grupos energéticos.

Em coletiva de imprensa conjunta, Vladimir Putin afirmou que o South Stream é "um projeto que vai competir" com o gasoduto Nabucco, do qual a OMV também participa.

Nabucco deve transportar gás procedente da Ásia Central, entre outros do Mar Cáspio, à Europa, através da Turquia e do sudeste da Europa, evitando a Rússia.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host