UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

02/05/2010 - 21h00

Obama saúda ajuda do FMI à Grécia

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, saudou neste domingo o plano de ajuda à Grécia anunciado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), em um telefonema ao primeiro-ministro grego, George Papandreou.

"O presidente Obama falou com o premier Papandreou esta tarde (...) para saudar o ambicioso programa de reforma anunciado pelas autoridades gregas, assim como o importante apoio acertado com o FMI e os países da zona euro", informou a Casa Branca.

Os governos europeus e o FMI anunciaram uma ajuda sem precedentes, de 110 bilhões de euros, para salvar a Grécia e deter a queda do euro, após Atenas concordar com um drástico plano de austeridade.

O diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn, informou neste domingo que o conselho de governadores do Fundo aprovará um empréstimo de emergência de 30 bilhões de euros para a Grécia "durante a semana".

No mesmo comunicado, Strauss-Kahn salientou que os países membros da zona euro prometeram um total de 80 bilhões de euros (105 bilhões de dólares) em forma de empréstimos bilaterais".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host