UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

05/05/2010 - 16h35

Delegação brasileira visita Espanha para conhecer trens de alta velocidade

Uma delegação brasileira visitou nesta quarta-feira a Espanha para conhecer o sistema de trens de alta velocidade, pelo qual vários países se interessaram, entre eles Estados Unidos e Suécia.

A delegação, liderada por Ivo Borges de Lima, diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), queria com essa visita "conhecer o funcionamento e a regulação do sistema ferroviário espanhol", afirmou em um comunicado o ministério espanhol do Fomento.

Seus membros visitaram as obras do túnel que unirá duas estações do centro de Madri - Chamartín e Atocha - para permitir a passagem dos trens de alta velocidade.

Além disso, conheceram o centro de controle da Adif, a empresa pública encarregada das ferrovias espanholas.

Nos últimos meses, diversos países como Estados Unidos, Suécia, Egito, China e África do Sul interessaram-se pela rede espanhola de trens de alta velocidade, que se encontra em fase de construção e deve ser tornar a maior do mundo no ano que vem, seguida por França e Japão.

O presidente americano, Barack Obama, declarou que gostaria de implantar essa rede em seu país e vários funcionários de seu governo viajaram à Espanha no ano passado.

A Suécia estuda um projeto de rede de alta velocidade para unir suas principais cidades - Estocolmo, Gotemburgo e Malmoe - e em setembro o rei Carlos XVI Gustavo visitou a Espanha para conhecer a rede ferroviária.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host