UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

05/05/2010 - 07h03

Merkel quer mudar Pacto de Estabilidade da UE

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou nesta quarta-feira no Parlamento que uma das lições da crise grega é a necessidade de mudar o Pacto de Estabilidade da União Europeia (UE).

"A tarefa de meu governo e de todos os membros desta assembleia é, hoje, garantir a adesão ao Pacto de Estabilidade, defendê-lo e seguir modificando-o: esta é a lição da crise", declarou Merkel.

"Tem que ser reformado de maneira que não possa ser violado nunca mais", completou, antes de ressaltar a "responsabilidade particular" da Alemanha no processo de reforma.

Merkel mencionou o papel de protagonista da Alemanha no contexto europeu e pediu aos deputados do Bundestag (Parlamento) que aprovem a ajuda à Grécia.

"Está em jogo o futuro da Europa e o futuro da Alemanha na Europa", disse a chanceler, antes de afirmar que "não pode acontecer nem acontecerá decisão sem nós ou contra nós".

"Toda a Europa olha para a Alemanha", completou.

A chanceler se disse favorável a retirar o direito de voto dentro das instâncias europeias dos países que não respeitarem os critérios orçamentários fixados pela Europa "como última instância".

Também afirmou que "um procedimento de quebra organizado deve ser elaborado" pelos Estados da Eurozona, uma ideia já defendida pelo ministro das Finanças Wolfgang Sch¤uble.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host