UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

31/05/2010 - 16h17

EUA querem mais informações sobre passageiros provenientes do Paquistão (imprensa)

WASHINGTON, 31 Mai 2010 (AFP) -Os Estados Unidos aumentam a pressão sobre Islamabad para que forneça informações mais amplas sobre os passageiros que embarcam no Paquistão com destino a outros países com o objetivo de combater melhor o terrorismo, revelou o New York Times desta segunda-feira.

Segundo autoridades americanas, que concederam declarações sob anonimato, o governo Obama considera que essas informações são essenciais para estabelecer o itinerário dos terroristas.

No momento, o Paquistão fornece às autoridades americanas o nome dos passageiros que viajam para os Estados Unidos a partir de seu território. Mas Washington deseja obter as listas de passageiros que viajam para outros países a partir dos aeroportos paquistaneses.

De acordo com autoridades citadas pelo New York Times, esta abordagem permitiria ao governo atualizar os itinerários dos terroristas e daqueles que financiam e são responsáveis pela logística.

Há vários anos o Paquistão se recusa a ceder às exigências americanas.

A questão gera controvérsia entre os dois países, assim como os programas secretos de luta contra o terrorismo e o compartilhamento de informações, explica o jornal.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host