UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

16/06/2010 - 18h50

Queda dos estoques de gasolina faz petróleo subir em Londres e NY

NOVA YORK, 16 Jun 2010 (AFP) -Os preços do petróleo fecharam pelo terceiro dia consecutivo em alta nesta quarta-feira, em Nova York e Londres, estimulados pela queda das reservas de gasolina nos Estados Unidos, em uma época de férias de verão na qual as viagens de carro aumentam consideravelmente.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação de 'light sweet crude' negociado nos EUA) para entrega em julho fechou em 77,67 dólares, em alta de 73 centavos em relação à terça-feira.

No InterContinentalExchange de Londres, o barril de Brent do Mar do Norte, com igual vencimento, ganhou 1,14 dólar, indo para 78,14 dólares.

Em baixa no início da sessão, os preços orientaram-se para a alta pouco depois da divulgação dos dados semanais de reservas do departamento de Energia americano.

O informe do DoE mostrou um surpreendente aumento dos estoques de petróleo na última semana (+1,7 milhão de barris), quando os analistas esperavam em média uma queda de 1,3 milhão de barris.

Mas esta alta do petróleo foi relegada a segundo plano por uma queda das reservas de gasolina (-600 mil barris), quando o mercado esperava que se mantivessem estáveis.

"Isso faz os preços dos produtos derivados subirem (entre eles a gasolina) e impulsiona o petróleo para a alta", observou Jason Schenker, da Prestige Economics.

"Estamos na temporada de viagens de carro, por essa razão a queda faz os preços subirem. Além disso, o ritmo de produção das refinarias baixou, e consequentemente poderiam surgir inquietações sobre a oferta futura".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host