UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

16/06/2010 - 13h25

Tensões nos mercados poderão reduzir crescimento mundial, diz FMI

WASHINGTON, 16 Jun 2010 (AFP) -O Fundo Monetário Internacional (FMI) advertiu os países ricos e emergentes do G20 que as atuais tensões nos mercados financeiros poderão "ter efeitos concretos sobre o crescimento" da economia mundial, segundo um documento publicado nesta quarta-feira pela instituição.

"A volatilidade dos mercados financeiros aumentou fortemente nas últimas semanas, os custos de financiamento aumentaram e os ativos de risco foram liquidados em todas as regiões", destaca o FMI em relatório apresentado ao Grupo dos 20 chefes de finanças no início de junho.

Esses fatos refletem a crescente preocupação dos investidores com as contas públicas da Europa, a maior incerteza política e as "menores expectativas do mercado sobre a força da recuperação econômica e as perspectivas de crescimento".

"A menos que sejam aprovadas rapidamente decisões políticas críveis, as dificuldades dos mercados financeiros podem ter efeitos materiais sobre o crescimento", advertiu o FMI no relatório preparado para a reunião de 4 e 5 de junho dos ministros das finanças e presidentes dos bancos centrais do G20, realizada em Busan, Coreia do Sul.

O FMI planeja atualizar as previsões de seu relatório econômico mundial em 8 de julho.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host