UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

19/06/2010 - 17h15

Sarkozy visita São Petesburgo e assina acordos comerciais com Rússia

SÃO PETERSBURGO, 19 Jun 2010 (AFP) -O presidente francês, Nicolas Sarkozy, apoiou neste sábado no Fórum de São Petesburgo, vitrine econômica da Rússia, a presença das empresas de seu país no cobiçado mercado russo.

Convidado para o encerramento da 14ª edição do Fórum Econômico Internacional na antiga capital do império russo, Sarkozy enfatizou as excelentes relações políticas e econômicas entre Paris e Moscou.

"Raramente na História, as relações entre Rússia e França foram tão ambiciosas, sem dificuldades e cheias de confiança recíproca", afirmou diante dos jornalistas no final de um encontro com seu colega russo, Dimitri Medvedev.

Sarkozy concretizou esses laços com a assinatura de uma série de acordos governamentais e comerciais e reafirmou que Europa e Rússia devem "trabalhar juntas", particularmente sobre a regulação financeira e a reforma da governança mundial.

A maior parte dessas cooperações, que levaram meses para serem preparadas, materializam a vontade francesa de se tornar parte importante do mercado russo.

No setor de energia, a GDF-Suez finalizou sua participação no gasoduto North Sstream, um projeto até agora liderado pelo gigante russo Gazprom, pelos alemães EON e pela BASF, além da holandesa Gasunie.

No setor de transportes, a Alstom confirmou sua aliança com a frabricante de trens russos Transmashholding (TMH) para a entrega de 200 locomotivas.

No plano político, Sarkozy comemorou a decisão de Medvedev de se associar às sanções adotadas pelo Conselho de Segurança da ONU no início deste mês contra o Irã, assegurando que "nada poderia ter sido feito se ele não tivesse tomado essa decisão".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host