UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/06/2010 - 13h59

G8 "condena" Coreia do Norte por naufrágio de corveta e Israel, por bloqueio a Gaza

TORONTO, Canadá, 26 Jun 2010 (AFP) -Os dirigentes do G8 condenaram neste sábado a Coreia do Norte pelo afundamento de uma corveta sul-coreana, em março passado, assim como o bloqueio mantido por Israel contra a Faixa de Gaza, segundo o comunicado final da reunião de cúpula realizada em Huntsville, a 200 km ao norte de Toronto.

De acordo com o texto, o bloqueio israelense "não se sustenta" em sua forma atual e deve ser modificado para permitir a entrada de ajuda à população palestina do território.

"Pedimos a todas as partes trabalhar em conjunto para pôr em prática a resolução 1860 do Conselho de Segurança das Nações Unidas e para assegurar a ajuda humanitária e a circulação de bens comerciais e de pessoas, provenientes e com destino a Gaza", ajuntam os líderes do G8.

"Lamentamos profundamente as mortes violentas e os ferimentos sofridos durante os acontecimentos registrados no dia 31 de maio ao longo de Gaza", diz ainda o texto, que se felicita com a "decisão tomada pelo governo israelense de criar uma comissão pública independente para investigar o episódio, com uma participação internacional".

O ataque de comandos da marinha israelense a uma flotilha humanitária internacional que se dirigia a Gaza fez nove mortos entre os passageiros.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host