UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

05/08/2010 - 09h59

Rússia impõe embargo temporário sobre exportações de trigo devido à seca

MOSCOU, 5 Ago 2010 (AFP) -A Rússia vai aplicar um embargo sobre suas exportações de trigo e produtos derivados por causa da queda nas colheitas em função da seca que afeta o país, declarou nesta quinta-feira o primeiro-ministro Vladimir Putin, citado pelas agências russas.

"Em função das temperaturas anormalmente altas e à seca, considero justificado instaurar um embargo temporário sobre as exportações da Rússia de trigo e produtos agroalimentares derivados", declarou Putin, segundo a agência Interfax.

A onda de seca sem precedentes que afeta a parte ocidental da Rússia desde o início de julho provocou a destruição de inúmeros cultivos e a queda das colheitas.

As estimativas de colheita de trigo para este ano foram reduzidos pelo governo a 70-75 milhões de toneladas, ao invés da média anual de 90 milhões, segundo a agência RIA Novosti.

Levando em conta que a Rússia é um dos grandes exportadores mundiais de cereais, os preços mundiais de trigo, que ja aumentaram 40% em julho, subiram ainda mais no início da semana nos mercados europeu e americano.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host