UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

10/08/2010 - 06h54

GDF Suez vai comprar a britânica International Power

PARIS, 10 Ago 2010 (AFP) -O grupo de energia francês GDF Suez comprará a produtora britânica de energia International Power (IP), o que resultará na criação do "líder mundial na produção de energia independente", anunciaram as empresas em um comunicado.

A transação será concretizada com uma entrega de ativos industriais e um pagamento de dividendos.

A antiga Gaz de France (GDF) entregará o departamento de Energia Internacional ao grupo britânico em troca de 70% do capital da IP. Os atuais acionistas da IP conservarão os restantes 30%.

A GDF pagará ainda um dividendo de 92 pence (1,46 dólar) por ação aos acionistas da IP, em um total de 1,4 bilhão de libras esterlinas (2,23 bilhões de dólares).

"O novo grupo terá posições líderes em algumas regiões com maior crescimento do mundo: América do Sul, Oriente Médio e Ásia", afirmou o presidente da GDF Suez, Gerard Mestrallet.

A GDF Suez é, por exemplo, a principal produtora privada de energia elétrica no Brasil, por meio da empresa Tractebel Energia.

A operação deve ser concluída ao fim de 2010 ou início de 2011.

A compra da IP permitirá a GDF Suez alcançar uma capacidade de produção de eletricidade de 107 gigawatts (GW), contra 68 GW atualmente, três anos antes do previsto inicialmente.

A International Power tem 45 centrais elétricas em diversas partes do mundo, seis delas na Grã-Bretanha.

Em 2009, a IP registrou um volume de negócios de 5,09 bilhões de libras (7,9 bilhões de dólares), contra 79,9 bilhõs de euros (105,2 bilhões de dólares) para GDF Suez.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host