UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

17/08/2010 - 17h25

Petróleo sobe em NY, e se aproxima dos US$ 77 em Londres

NOVA YORK, 17 Ago 2010 (AFP) -Os preços do petróleo subiram nesta terça-feira em Nova York, colocando fim a uma série de cinco quedas consecutivas, enquanto em Londres o barril aproximou-se dos 77 dólares, graças a um retorno do otimismo.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação de "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em setembro fechou em 75,77 dólares, alta de 53 centavos em relação a segunda-feira.

"A tendência à baixa esgotou-se", observou Mike Fitzpatrick, da MF Global, destacando a resistência em cair aos 75 dólares na segunda-feira.

O barril de WTI aproximou-se assim de seu piso de fechamento registrado em 12 de julho, interrompendo uma série de cinco sessões nas quais perdeu mais de 7,5% de seu valor.

No InterContinentalExchange de Londres, o barril de Brent do Mar do Norte também com vencimento em setembro ganhou 1,30 dólar, a 76,93 dólares.

O retrocesso do dólar sustentou o WTI, assim como a publicação de resultados que superaram as previsões, como o balanço do número um mundial do varejo Wal-Mart, disse Andy Lipow, da Lipow Oil Associates.

O mercado também foi favorecido por um indicador nos Estados Unidos, segundo o qual a produção industrial do país subiu em julho, impulsionada por uma alta espetacular da atividade manufatureira e particularmente no setor automotivo.

As últimas semanas foram marcadas por temores sobre a solidez da recuperação econômica, devido a uma série de indicadores majoritariamente decepcionantes desde o fim de junho, que afetaram negativamente as perspectivas para a demanda de petróleo.
Hospedagem: UOL Host