UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

17/08/2010 - 18h22

Wall Street fecha em alta depois de cinco sessões em queda

NOVA YORK, 17 Ago 2010 (AFP) -A Bolsa de Nova York fechou em alta nesta terça-feira, depois de cinco sessões consecutivas de baixa em seu principal índice, impulsionada por indicadores melhores e resultados de empresas. O Dow Jones ganhou 1,01% e o Nasdaq, 1,26%.

Segundo dados definitivos de fechamento, o Dow Jones Industrial Average subiu 103,84 pontos, a 10.405,85 pontos, e a bolsa eletrônica Nasdaq subiu 27,57 pontos, a 2.209,44 pontos.

O índice ampliado Standard & Poor's 500 subiu, por sua vez, 1,22% (13,16 pontos), a 1.092,54 pontos.

"Indicadores econômicos, (balanço de) Wal-Mart e Home Depot, fusões e aquisições: tivemos alguns fatores positivos", disse Peter Cardillo, da Avalon Partners. "O mercado recupera-se de cinco dias em baixa e provavelmente será o começo de uma estabilização."

Em relação aos indicadores nos Estados Unidos, a produção industrial aumentou em julho, em 1%, superando as previsões, e os preços da produção subiram (0,2%), depois de três meses em baixa, apaziguando os temores de deflação que afetavam o mercado nas últimas semanas.

No setor imobiliário, o início de obras subiu 1,7% em julho em relação ao mês anterior, mas continua em um nível muito baixo, menor que o esperado.

Os investidores acolheram positivamente os resultados trimestrais do varejista Wal-Mart e do especialista em materiais de construção Home Depot, que superaram as expectativas em termos de lucros e revisaram para cima suas previsões. As vendas, no entanto, decepcionaram.

"Não há razão para comemorar os resultados nos Estados Unidos, pelo contrário, percebe-se que ainda há nichos de crescimento no mercado internacional para as empresas americanas", disse Gregori Volokhin, da Meeschaert New York.

Por outro lado, o mercado foi estimulado pela oferta de compra por 38 bilhões de dólares lançada pelo grupo mineiro BHP Billiton pelo produtor canadense de fertilizantes Potash, que rejeitou a proposta. O anúncio deu uma ideia ao mercado das somas que alguns grupos estão dispostos a investir para adquirir uma empresa rival.
Hospedagem: UOL Host