UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

18/08/2010 - 19h22

GM dá o primeiro passo para o retorno recorde à Bolsa de Valores

NOVA YORK, 18 Ago 2010 (AFP) -A montadora de automóveis americana General Motors (GM) apresentou nesta quarta-feira às autoridades de mercados de capitais sua proposta de oferta pública inicial de ações (IPO, da sigla em inglês), uma das mais importantes nos Estados Unidos, segundo documento publicado no site da Securities and Exchange Commission (SEC, a Comissão de Valores Mobiliários americana).

A iniciativa deverá permitir ao governo recuperar uma parte dos 50 bilhões de dólares investidos para salvar a empresa.

Em comunicado publicado nesta quarta-feira, a GM afirma ter "registrado diante da SEC" seu projeto de entrada na bolsa, que comportará "ações ordinárias e preferenciais.

O documento apresentado menciona uma quantia máxima de 100 milhões de dólares, um montante teórico correspondente a um preço virtual de 1 centavo por ação.

"O número de ações oferecido será determinado pelas condições de mercado e outros fatores no momento da oferta. O número de ações e a banda de preços para a oferta ainda não foram determinados", completa o comunicado.

O texto afirma ainda que a empresa pretende ser cotada nas bolsas de Nova York e Toronto.

A expectativa do mercado é a de que a GM capte entre 12 e 16 bilhões de dólares por meio do IPO, o que tornaria a operação a segunda maior já realizada nos Estados Unidos, depois do IPO da Visa em 2008.

O pedido de oferta pública ocorre quase uma semana depois de a companhia ter anunciado um lucro de 1,3 bilhão de dólares no segundo trimestre. A venda de ações é esperada para ocorrer ainda este ano.
Hospedagem: UOL Host