UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

24/08/2010 - 19h00

Standard and Poor's baixa nota da Irlanda

WASHINGTON, 24 Ago 2010 (AFP) -A agência de classificação de risco financeiro Standard and Poor's reduziu nesta terça-feira a nota da dívida da Irlanda de "AA" para "AA-", devido à alta do custo do suporte estatal ao sistema financeiro do país.

A nota, atribuída à dívida de longo prazo da Irlanda, corresponde a um devedor geralmente confiável, mas traz uma "perspectiva negativa", indicando que a S&P considera baixá-la ainda mais.

"O custo previsto no orçamento estatal para apoiar o setor financeiro irlandês cresceu consideravelmente em relação a nossas estimativas iniciais", destaca a agência em um comunicado.

"Uma nova redução (da nota) é possível caso o custo continue aumentando, ou se outros eventos econômicos negativos debilitarem a capacidade do governo para atingir seus objetivos orçamentários a médio prazo", acrescenta a S&P's

"Diante do recente anúncio de novas injeções de capital no Anglo Irish Bank, nossas últimas projeções mostram que a dívida pública da Irlanda aumentará em 113% de seu Produto Interno Bruto em 2012", precisou o S&P.

A Comissão Europeia havia autorizado em 10 de agosto, de forma provisória, uma terceira recapitalização do banco irlandês, totalizando 8,6 bilhões de euros, podendo chegar a 10,1 bilhões.
Hospedagem: UOL Host