UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

13/09/2010 - 18h07

Petróleo sobe por fechamento de oleoduto

NOVA YORK, 13 Set 2010 (AFP) -Os preços do petróleo terminaram em alta nesta segunda-feira em Londres e Nova York, onde o barril de referência superou os 77 dólares, impulsionados pelo fechamento por tempo indeterminado de um importante oleoduto que transporta cru do Canadá e por sólidos indicadores chineses.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em outubro fechou cotado a 77,19 dólares, alta de 74 centavos em relação a sexta-feira.

Na IntercontinentalExchange de Londres, o barril de Brent do mar do Norte com o mesmo vencimento ganhou 87 centavos, cotado a 79,03 dólares.

O mercado reagiu ao fechamento do oleodutdo 6A, operado pela Enbridge no Estado de Illinois (Norte dos EUA), que tem capacidade máxima de 670.000 barris e transporta cru canadense para o meio oeste americano.

A Enbridge decidiu fechar a linha depois de detectar uma infiltração, e anunciou nesta segunda-feira em um comunicado que ainda não tem uma estimativa de retomada do oleoduto.

Grande parte da alta dos preços "está relacionada ao fechamento do oleoduto. É uma linha importante que vem do Canadá para os Estados Unidos, pelo menos 300.000 barris que normalmente vão para Cushing, provavelmente não chegarão", estimou Tom Bentz, do BNP Paribas.

Cushing é o principal terminal petroleiro dos Estados Unidos, situado em Oklahoma, centro-sul do país. Em um mercado onde a demanda está estacionada e a oferta é abundante, as reservas se acumulam nesse depósito a níveis recorde há várias semanas.
Hospedagem: UOL Host