! Opep decide manter nível de produção de petróleo - 15/03/2009 - BBC Brasil
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

15/03/2009 - 18h02

Opep decide manter nível de produção de petróleo

Ministros de Energia dos 12 países integrantes da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), reunidos em Viena, na Áustria, decidiram manter os níveis de produção de petróleo.

Em uma entrevista coletiva depois da reunião, o porta-voz da organização, Omar Ibrahim, afirmou que o cartel não vai impor nenhum corte de produção, pois prefere reforçar as cotas estabelecidas anteriormente. Em 2008 os países membros da Opep concordaram em fazer três cortes na produção de petróleo, o que levou a produção a 4,2 milhões de barris por dia.

Mas, de acordo com números da própria Opep, os 12 países integrantes da organização até o momento só entregaram cerca de 80% dos 4,2 milhões de barris por dia. Os ministros de Energia presentes à reunião prometeram que vão cumprir de forma mais estrita com os cortes.

A Opep volta a se reunir no dia 28 de maio para avaliar se serão necessários mais cortes na produção. Argélia, Venezuela e o Catar afirmaram na reunião deste domingo que a produção de petróleo deveria ser cortada ainda mais, para gerar o aumento de preços.

Os preços do produto sofreram uma grande queda desde julho de 2008, quando alcançou a cotação recorde de mais de US$ 147 o barril. Atualmente o barril está sendo comercializado a cerca de US$ 46, num momento em que a crise global atingiu a demanda por petróleo e produtos derivados de petróleo. E a previsão é de mais queda na demanda para 2009.

O secretário-geral da organização, Abdullah al-Badri, afirmou que o atual preço do petróleo impede que os produtores façam investimentos em produção. A Rússia, que compete com a Arábia Saudita pelo título de maior produtor de petróleo do mundo, enviou o vice-primeiro-ministro Igor Sechin para Viena, para observar a reunião e afirmou que, no futuro, pretende enviar um observador permanente à Opep.

No entanto, a Rússia afirmou que não pretende se juntar à organização.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host