! Obama pede ação conjunta do G20 para estimular crescimento - 24/03/2009 - BBC Brasil
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

24/03/2009 - 06h48

Obama pede ação conjunta do G20 para estimular crescimento

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse em artigo publicado em órgãos da imprensa internacional nesta terça-feira que os países do G20 devem atuar de maneira conjunta para sair da crise global.

O artigo, intitulado "O Momento para Ação Global", é uma mensagem aos líderes dos países industrializados e emergentes que participarão no dia 2 de abril de reunião em Londres.

"Nossos esforços devem começar com uma ação rápida para estimular o crescimento", afirmou o presidente, na versão publicada no jornal argentino Clarín .

Obama disse que os Estados Unidos já promulgaram um pacote para estimular a criação de empregos e assentar as bases para o crescimento, que outros membros do G20 aprovaram estímulo fiscal e que "estes esforços devem ser robustos e sustentados até que se restabeleça a demanda".

"Na medida em que avançarmos, deveríamos assumir um compromisso coletivo para encorajar comércio aberto e investimentos, resistindo ao protecionismo que aprofundaria esta crise", disse o artigo.

Obama recomenda ainda o restabelecimento do crédito para empresas e consumidores, e defende ajuda aos países e às pessoas "que enfrentam maior risco", dizendo que esta é uma "obrigação moral, econômica e está ligada à segurança".

"Se dermos as costas para eles, o sofrimento causado por esta crise aumentará e nossa própria recuperação será retardada porque os mercados para nossos produtos diminuirão e serão perdidos mais empregos americanos." "O G20 deveria prover recursos imediatamente para estabilizar os mercados emergentes, aumentar a capacidade de assistência do Fundo Monetário Internacional em emergências e ajudar os bancos regionais de desenvolvimento a acelerarem o crédito." O presidente americano afirmou ainda saber que os Estados Unidos têm uma parcela de responsabilidade pela crise e que o país está disposto a liderar o caminho para a recuperação. "Aprendemos de uma vez por todas que o sucesso da economia americana está inextricavelmente unido à economia global", afirmou Obama no artigo, também publicado no jornal alemão Die Welt .

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host