! Japão cria tour para desempregados em busca de vagas - 29/04/2009 - BBC Brasil
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

29/04/2009 - 07h24

Japão cria tour para desempregados em busca de vagas

O governo do Japão criou uma excursão especial de três dias pelas principais cidades japonesas. Mas o passeio não é para ver as belezas locais e sim para conhecer pequenas e médias empresas que, apesar da crise, ainda estão contratando. O único requisito para participar da viagem é estar desempregado.

O objetivo das excursões é permitir a aproximação entre empresas em busca de mão de obra e desempregados. Cada ônibus levará cerca de 30 pessoas.

Divulgação
Desempregados participam de excursão no Japão

"Além de conhecer a empresa e o tipo de trabalho, eles têm a possibilidade de deixar currículo e marcar uma entrevista", explicou à BBC Brasil Atsushi Minami, da empresa que organiza os tours. "Mas isso não significa que a pessoa vá garantir uma vaga ao final do tour", lembrou.

Sato, um japonês de 53 anos, foi um dos primeiros a participar do programa. O engenheiro está desempregado desde o começo do ano e não está tão esperançoso de conseguir uma vaga logo.

"Essa é uma oportunidade única para conseguir emprego", admitiu ele. "Quem me dera se essa excursão fosse a turismo, mas não posso me dar a esse luxo agora", emendou.

Utsuno Yoshihiko, presidente da Kikukawa Metal Architect, uma das empresas visitadas pelo grupo, disse que este é um bom momento para pequenas e médias empresas captarem mão de obra. "Em época de recessão, as grandes empresas fazem cortes, e trabalhadores qualificados ficam disponíveis no mercado", justificou.

Ideia reciclada

Chamado de "Chiiki Miryoku Hakken", algo como Descobrindo as Atrações Locais, o "passeio" é todo custeado pelo governo - inclui o hotel e o ônibus. O desempregado desembolsa apenas US$ 45, valor referente a refeições.

A ideia da excursão foi adaptada de um projeto já existente, só que voltado a universitários que estão para se formar. "Há dois anos já organizamos tours para estudantes conhecerem empresas", contou Minami.

Por enquanto, o programa tem cadastro de 1.400 empresas, em todo o arquipélago, que buscam trabalhadores.

"Todo mês vamos ter pelo menos um desses tours. Em regiões com grande número de desempregados teremos um toda semana", detalhou.

Segundo o japonês, serão no total cem viagens por várias regiões do Japão até o final do ano. O custo do projeto é de US$ 50 milhões e 3.000 pessoas serão beneficiadas.

Estrangeiros também podem participar do projeto, desde que tenham conhecimento do idioma japonês.

Os interessados preenchem um cadastro pela internet e, dependendo da quantidade de interessados, é feita uma triagem por ordem de necessidade. A próxima viagem está marcada para o final de maio, na província de Oita, ao sul do Japão.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host