UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

09/09/2009 - 22h12

Fed diz que economia dos EUA mantém estabilização

A atividade econômica dos Estados Unidos demonstrou sinais de recuperação nos meses de julho e agosto, de acordo com a última edição do chamado "Livro bege", o relatório sobre a economia americana publicado pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

Os dados do "Livro Bege" são compilados oito vezes ao ano pelas unidades regionais do Fed em 12 distritos dos Estados Unidos. O mais recente havia sido publicado em julho.

Segundo o mais recente relatório, que analisou dados até 31 de agosto, 11 dos 12 distritos analisados demonstraram sinais de recuperação após a pior crise na economia do país desde a década de 30.

Apenas o distrito de Saint Louis continuou registrar queda na atividade econômica. Os outros apresentaram sinais de estabilização ou uma melhora na economia.

"Registros dos 12 distritos do Fed indicam que a atividade econômica continuou a se estabilizar em julho e agosto", diz o documento.

Atividades De acordo com o documento, a atividade nas vendas no varejo permaneceu baixa, assim como o consumo. Apenas três dos distritos analisados - Boston, Filadélfia e Kansas City - registraram recuperação nas vendas, o que foi atribuído à volta às aulas nas escolas do país.

O Fed destaca que o mercado de trabalho no país continua problemático, a exemplo do que havia sido observado no relatório anterior.

Segundo o documento mais recente, as condições de trabalho permaneceram fracas em todos os distritos. Apesar disso, o Fed destaca que diversos deles registraram um "pequeno aumento na contratação para vagas temporárias e um declínio no ritmo das demissões".

O relatório aponta ainda para uma ligeira recuperação no setor manufatureiro e no mercado imobiliário - um dos mais afetados pela atual crise econômica.

"O mercado imobiliário permaneceu fraco, mas sinais de melhora continuaram a ser observados", diz o documento.

O documento indica que Chicago, Richmond, Boston e San Francisco registraram recuperação nas vendas nas últimas seis semanas, enquanto que na Filadélfia as vendas permaneceram estáveis.

Os dados divulgados no Livro Bege desta quarta-feira reforçam uma tendência de estabilização já observada no relatório anterior, divulgado em julho.

Na época, o Fed já havia indicado que a atividade econômica começava a dar sinais de recuperação já nos dados de junho, quando o ritmo do declínio desacelerou e ficou mais "moderado".

O "Livro Bege" é usado como base para o cálculo da taxa de juros norte-americana.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host