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Comunicação no ponto de venda

Filomena Garcia*

Colunista do UOL, em São Paulo

05/03/2013 06h00

O ponto de venda é, reconhecidamente, o campo mais importante do varejo. Afinal, é nesse espaço que ocorre a decisão da compra. E é lá também que o consumidor vivencia a experiência de consumo da marca, interage com a equipe e tem acesso aos produtos e serviços.

E se não bastasse tudo isso, o ponto de venda assume um papel ainda mais importante no cenário atual. Com uma vida corrida, o consumidor cada vez mais exige conveniência e novas experiências a cada visita. Por isso, o ponto de venda deve ser dinâmico e inovador com o objetivo de manter e atrair novos clientes.

São nestes metros quadrados que o empreendedor dá o tom. É ele quem treina e coordena a equipe, controla a disposição dos produtos na loja, cuida para que as promoções estejam devidamente divulgadas, percebe os anseios e analisa as reações dos clientes.

É também ele quem mais poderá identificar quais são as oportunidades de novas ações e que tipo de promoções e campanhas funcionam melhor no seu ponto de venda.

Ao falar de comunicação, devemos destacar que é no ponto de venda que o empreendedor avalia as ações de comunicação e consegue mensurar o resultado efetivo delas. Portanto, se ainda há dúvidas de onde investir para alavancar seu negócio, com toda certeza o ponto de venda tem que liderar sua lista de novos investimentos.

Agora, como identificar qual a melhor ação a ser realizada em seu ponto de venda? Para isso você deve identificar quais são os pontos que você deve aprimorar. Pois só é possível criar uma ação sabendo qual é o ponto que precisa ser melhorado e que precisa de mais atenção no negócio.

Identificar os números do seu negócio ajuda a decidir o que fazer primeiro

O primeiro passo é levantar os números médios do seu negócio para poder identificar suas fortalezas e pontos de atenção através da comparação com outras lojas do mesmo perfil e ramo de atuação, e com as lojas vizinhas.

Você pode fazer isso, por exemplo, respondendo às seguintes perguntas: Quantos consumidores passam em frente à sua loja? Quanto passam e olham? Quantos passam, olham e param. Quantos passam, olham, param e entram. Quantos passam, olham, param, entram e compram.

A partir daí, você poderá identificar em qual destes pontos você precisa melhorar em sua loja:

• Fluxo de  consumidores – desenvolvendo ações para atrair mais consumidores;
• Captura – como fazer com que eles parem em frente à sua loja e entrem; ou
• Conversão –  técnicas para transformar as visitas em vendas

Portanto, mais importante do que definir uma ação de comunicação é, antes de tudo, poder identificar em qual ponto acima você precisa trabalhar e dirigir seus esforços.

A partir daí você não só facilitará a sua gestão, como também fará campanhas muito mais eficazes.