IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Redes procuram franqueado com tempo e maturidade para abrir negócio

Filomena Garcia

Colunista do UOL

15/07/2014 06h00

Já falamos bastante sobre as informações que um empreendedor deve buscar na hora de escolher uma franquia. Mas vale lembrar que, ao mesmo tempo em que avalia a franqueadora, o investidor também está sendo avaliado por ela. Como as franqueadoras fazem para identificar, dentre todos os interessados, os melhores empreendedores para fazer parte de sua rede e representar sua marca?

Além da disponibilidade de capital para investimento, é fundamental que o futuro franqueado tenha tempo disponível em quantidade suficiente para se dedicar à operação do negócio. De maneira geral, quanto mais complexa a operação, maior a influência da dedicação do franqueado nos resultados da unidade.

Embora a maioria das franqueadoras não exija que seus franqueados tenham experiência anterior em seus segmentos de atuação, elas avaliam a maturidade profissional do candidato. Buscam saber quais suas realizações anteriores, o que agregaram e se foram peças importantes para o crescimento das empresas em que atuaram. Essas informações trazem indícios do potencial que o candidato tem para desenvolver o seu negócio.

Outro ponto avaliado é se o perfil do candidato está alinhado com o modelo do negócio que ele pretende administrar. Um franqueado com perfil comercial e bom relacionamento, por exemplo, pode fazer toda a diferença em uma rede de serviços  que atue no segmento B2B. No caso de sociedades, é desejável que todos os sócios tenha perfis adequados ou, ao menos, complementares.

O conhecimento da região em que se pretende atuar também é vital para muitos modelos de negócio e pode desequilibrar a balança caso o franqueador tenha que optar entre dois candidatos.

Por fim, as franqueadoras buscam franqueados que acreditem em seu modelo de negócio, sejam bons parceiros e queiram crescer junto com ela, inclusive abrindo mais unidades. Por isso, ser cliente da marca e fã apaixonado dos produtos ou serviços comercializados, apesar de não chegar a ser um prerrequisito, pode contar muitos pontos a favor de um candidato a franquia.