IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Veja o que é o fundo de marketing de uma rede de franquias e como funciona

Filomena Garcia

Colunista do UOL

22/07/2014 10h33

Ao pesquisar as várias franquias que existem no mercado, o empreendedor vai reparar que os franqueados costumam pagar duas taxas mensais: royalties (que é uma remuneração à empresa franqueadora pelo direito de usar a sua marca) e taxa de propaganda (dinheiro destinado ao fundo de marketing).

Mas muitos se perguntam se é mesmo necessário a empresa franqueadora cobrar uma taxa de propaganda. E a resposta, na maioria dos casos, é sim.  A força do marketing de uma rede de franquia é um dos seus grandes diferencias. Afinal, o empreendedor terá uma estrutura melhor e mais agressiva para divulgar sua marca e sua unidade se fizer parte de uma rede do que se montar um negócio sozinho.

O fundo de marketing ou de propaganda nada mais é do que o resultado da soma da contribuição paga por cada franqueado para custear as ações de marketing da rede e assim aumentar as chances da franquia em atrair e manter clientes.

Esse dinheiro deve ser administrado pela franqueadora. Mas é preciso destacar que a verba do fundo é um recurso da rede de franqueados. O papel da franqueadora é simplesmente o de administrar esse dinheiro com o intuito de maximizar as ações de marketing da rede.

Para entendermos melhor o conceito, podemos comparar o fundo com um condomínio residencial. Os moradores pagam um valor à administradora, que gere esses recursos em prol do bem comum. Por isso, essa administradora não está autorizada a usar o dinheiro para fins próprios, e sim apenas nas áreas de interesse coletivo.

Uma das principais vantagens do fundo está no envolvimento e comprometimento que toda a rede passa a ter sobre as ações de marketing. Afinal, o sucesso das ações depende principalmente do esforço conjunto.

Além disso, ao permitir que o franqueado opine e dê sugestões para as ações de marketing, o franqueador aumenta as chances de melhorar o desempenho da rede já que, em muitos casos, as ideias que surgem na ponta da operação resultam não apenas em novas campanhas como até em novos produtos.

O fundo permite a execução de ações mais amplas, pois captando uma pequena quantia de cada franqueado, consegue centralizar um montante suficiente para viabilizar ações maiores. Ou seja, à medida que a rede cresce, cresce também o tamanho do “bolo”, o que permitirá que a franquia esteja presente em mídias mais caras. 

Assim, a veiculação de um filme publicitário no intervalo da novela das nove, por exemplo, é possível reunindo os pagamentos de toda a rede. É por essas e outras que se torna necessário – e interessante - pagar uma taxa de propaganda.