IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Marcas do interior ganham espaço no mercado das capitais brasileiras

Filomena Garcia

Colunista do UOL

29/07/2014 06h00

O desenvolvimento de cidades do interior tem chamado a atenção das redes de franquias que já se estabeleceram nas grandes cidades e encontram uma ótima oportunidade para continuarem com o seu crescimento, abrindo operações em cidades menores.

O franchising vive um momento de “interiorização”. Isto se deve às oportunidades que surgem com o crescimento destas regiões, com a instalação de grandes empresas e o maior consumo por parte dos moradores, que desejam consumir os produtos e serviços encontrados nas capitais.

No entanto, também está acontecendo um movimento inverso no franchising. Marcas que nasceram e cresceram em cidades do interior e agora migram para os centros urbanos, concorrendo com as redes que já se consolidaram nas capitais.

A princípio, nota-se uma grande demanda dos setores de vestuário e calçados originados principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Mas, em São Paulo existe maior diversidade de segmentos, como por exemplo, na área de educação e serviços, como redes de cursos, tanto de idiomas, quanto profissionalizantes, além de cuidados de saúde, limpeza e reparos no segmento de construção e reformas.

Apesar de nascerem em cidades menores, essas franqueadoras já possuem uma boa ocupação no interior e estratégia para conquistar pontos nas capitais. Elas possuem características próprias de onde vieram e normalmente trazem também idéias inovadoras.

Ter um bom modelo de negócio não é previlégio dos negócios que nascem nas capitais, ao contrário, grandes empresas e negócios de sucesso tem cada vez mais vindo de qualquer lugar do Brasil. Um bom modelo de negócio  pode dar certo em qualquer lugar.

A carência de alguns segmentos em cidades do interior favorecem o crescimento das redes. As marcas passam a desenvolver modelos competitivos nessas regiões e já se tornam grandes antes mesmo de chegarem às capitais.

O modelo bem estruturado e as novidades que estas marcas têm são atrativos para investidores que desejam investir em um negócio próprio e que já não precisam sair de suas cidades para encontrá-los. O investidor também tem maior facilidade de abrir mais unidades da rede e crescer junto com a marca em outras regiões do Brasil.

Portanto, para aqueles que querem abrir um negócio próprio de franquia, há mais oportunidades se olhar as marcas originadas não só em capitais, mas principalmente das cidades que têm um crescimento acelerado nos últimos anos.