IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Nordeste se consolida como um polo de franquias

Filomena Garcia

Colunista do UOL

21/10/2014 06h00

Nos últimos anos, o Nordeste ganhou muito destaque no mundo das franquias, tanto pelo grande número de empresas franqueadoras que nascem nesta região como principalmente pelo crescimento do mercado consumidor nos mais diversos segmentos do varejo nordestino.

Uma evidência desse movimento é o aumento do número de feiras e eventos de franquias realizados nas principais capitais nordestinas recentemente, promovidos pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), Sebrae (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa), entre outras entidades. Um exemplo disso é a 4ª edição da ABF Franchising Expo Nordeste, que ocorre entre os dias 4 e 7 de novembro, no Recife.

Estes eventos têm como objetivo apresentar aos empreendedores as possibilidades de negócio para a região, que nos últimos anos registrou um dos maiores índices de crescimento econômico do país. Além ter contato com centenas de marcas que mostram como funciona seu modelo de negócio, deve-se aproveitar estes eventos para participar de cursos rápidos que são oferecidos para ampliar o conhecimento sobre o cenário do franchising no Brasil.

O crescimento do Nordeste está chamando a atenção de muitas marcas de franquia, que já se estabeleceram em quase todas as capitais da região. E assim como vem acontecendo no Sul e Sudeste, o interior dos estados nordestinos também é foco para quem quer expandir para novos lugares e conquistar mais clientes.

Embora ainda existam muitas oportunidades na região, franqueadores interessados em expandir para o Nordeste devem se atentar à concorrência das marcas locais, que são muito presentes e têm um público fiel, além de conhecerem melhor os hábitos de seus consumidores.

Para aqueles que pensam em empreender abrindo uma franquia, além de contarem com um número expressivo de marcas, encontram também os mais diversos patamares de investimento e perfil desejado. Isso facilita a busca de um novo negócio, pois possibilita que a escolha esteja mais alinhada com o perfil do comprador, aumentando assim as chances de sucesso.

Esse movimento está sendo aproveitado inclusive por empreendedores que, vislumbrando esta oportunidade, estão crescendo e tornando-se multifranqueados, ou seja, um franqueado que possui várias unidades de franquia e de diferentes marcas.

Não é mais preciso se deslocar para o Sul ou Sudeste para inovar e levar novos conceitos de varejo para o Nordeste. Ao contrário, hoje o movimento parte de lá: algumas marcas começam seu crescimento exatamente pelo Nordeste e só depois partem para outras regiões.

Portanto, as marcas que ainda não adequaram seu modelo de negócio para este importante mercado estão dando oportunidade para que concorrentes regionais ou nacionais ocupem o espaço. Depois, custará muito a elas a disputa pelos melhores pontos comerciais ou mesmo os futuros franqueados, que já estarão ocupados e crescendo com as marcas que chegaram na frente.