Para que servem as taxas cobradas pelas franqueadoras
Ao pesquisar diferentes redes de franquia, o investidor se depara com algumas taxas que são cobradas pela franqueadora: a taxa de franquia, a taxa de propaganda e os royalties.
Essas cobranças têm diferentes finalidades e seus valores podem variar de acordo com o segmento e necessidade de cada rede. São contribuições importantes, que ajudam a rede a aumentar sua força de marca, acelerar a expansão e melhor sua gestão.
Confira para que serve cada taxa, compare os diferentes tipos de cobranças e entenda os objetivos da franqueadora ao solicitar esses pagamentos:
1. Taxa de franquia
É um valor que o franqueado paga para ter direito a ingressar na rede. Em média, corresponde a 10% do investimento inicial. A taxa é paga na assinatura do contrato e, às vezes, também na renovação do contrato. No entanto, este preço pode variar de acordo com o perfil da marca.
É comum uma rede que inicia no mercado cobrar taxas menores para atrair mais investidores. Por outro lado, quando a marca já está mais madura, a taxa de franquia tende a ser mais elevada, até mesmo para selecionar melhor os candidatos.
2. Royalties
O pagamento dos royalties é uma forma de remuneração à franqueadora para que o franqueado mantenha o direito de usar a marca, receba todo suporte do franqueador, possa comercializar os produtos e serviços da empresa e ainda tenha acesso ao know-how da rede.
O valor dos royalties pode ser cobrado de três maneiras: percentual sobre o faturamento, percentual sobre as compras ou uma taxa fixa.
3. Taxa de propaganda
A cobrança da taxa de propaganda segue o mesmo modelo de cobrança de royalties (percentual de faturamento ou compras, ou uma taxa fixa), mas tem um objetivo diferente. Os valores arrecadados todo mês vão para o fundo de marketing.
O fundo nada mais é do que o resultado da soma da contribuição paga por cada franqueado para custear as ações de marketing da rede e assim aumentar as chances de a franquia atrair e manter clientes. Esse dinheiro deve ser administrado pela franqueadora.
Mas é preciso destacar, antes de mais nada, que a verba do fundo não é uma receita da franqueadora, e sim um recurso da rede de franqueados. O papel da franqueadora é simplesmente o de administrar esse dinheiro com o intuito de maximizar as ações de marketing da rede.
As ações de marketing podem ser locais (banners e anúncios pelas cidades em que está presente) ou nacionais (anúncios em mídias de massa que alcance públicos de diversas regiões).
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