IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Veja o passo-a-passo para transformar um negócio em franquia

Filomena Garcia

Colunista do UOL

24/02/2015 06h00

Entre várias opções para uma empresa crescer e ocupar mercado está uma rede de franquias. O franchising é uma importante estratégia para a expansão de conceitos de negócios que sejam vencedores. Porém, o sucesso nesse tipo de operação depende de um planejamento prévio e de uma preparação adequada por parte da empresa.

Os mais importantes entre estes pontos são:

1. Analise se o negócio tem potencial para virar rede

Avalie se o modelo de negócios tem realmente potencial para se tornar uma franquia – um negócio, para ser franqueado, deve ser capaz de responder positivamente as perguntas principais:

- O negócio tem diferenciais suficientes em termos de marca, produto ou modelo de operação para ampliar o potencial de sucesso e reduzir os riscos para um franqueado, em relação a outros negócios de perfil semelhante? Quais são estes diferenciais?

- A capacidade de gerar lucro do negócio é suficiente para que possa ser dividido entre as duas partes (franqueado e franqueador) e ambas se sintam satisfeitas?

- Existe potencial para um grande número de unidades do negócio em questão? Para responder a essa pergunta, considere que uma rede de franquia depende de escala e negócios com potencial abaixo de 20 unidades em geral são melhores se operados sem a concessão de franquias.

- Uma vez que tenha aprendido a trabalhar com o franqueador e gerar seus próprios resultados, existem motivos suficientes para um franqueado se manter dentro da rede? Quais são estes motivos?

2. Avalie se a empresa está pronta para entrar no mundo do franchising

Neste caso, também há perguntas importantes a serem respondidas:

- A experiência da empresa com a marca, produto e modelo de negócio que se deseja franquear já está suficientemente consolidada?

- A estrutura da empresa – em termos de pessoas, recursos financeiros e infraestrutura – está pronta para atender com qualidade às demandas de uma rede de franquias (especialmente com relação a produtos, capacitação, marketing e apoio à operação)?

3. Crie um modelo de negócio para franquia

Se as respostas anteriores forem todas positivas, planeje a implantação do modelo de franquias para sua empresa. Neste planejamento há algumas áreas que devem ser modeladas:

- Divisão de responsabilidades: dentre as responsabilidades envolvidas no negócio, defina claramente quais devem ficar a cargo do franqueado e quais devem estar a cargo da franqueadora.

- Modelo operacional: a partir das responsabilidades das partes, deve haver uma definição clara de quem entrega o que, para quem e de como funcionam as trocas financeiras dentro do modelo.

- Potencial de mercado: com uma visão do mercado de atuação da empresa e dos resultados de cada unidade, a empresa deve cruzar informações para entender em que mercados há potencial para implantação de unidades e quantas unidades podem ser implantadas em cada mercado.

- Modelo financeiro da franquia: defina qual o modelo financeiro de uma unidade-base em termos de investimento, faturamento esperado, gastos e resultados, avaliando o quanto destes resultados pode ser capturado pela franqueadora ainda permitindo um bom retorno para o franqueado.

Além disso, é necessário definir a forma como esta captura de valor irá ocorrer, sendo ela através de Taxas Iniciais, Royalties, Venda de Produtos, Comissões de Fornecedores, Prestação de Serviços, entre outros.

- Modelo de expansão: defina que perfil de pessoa é necessário para operar de forma correta o modelo de negócio em questão, qual o volume financeiro que esta pessoa deverá ter para entrar no negócio em questão, qual o volume financeiro que esta pessoa deverá ter para entrar no negócio e qual a forma ideal de buscar esta pessoa no mercado.

A partir deste ponto, estabeleça o ritmo da expansão – ou seja – o volume de unidades que a rede deve inaugurar ao longo do tempo.

- Modelo de suporte à rede: conhecendo o modelo de negócios e tendo realizado claramente a divisão de responsabilidades, é preciso estabelecer que tipo de apoio será necessário para cada franquia em termos de marketing, operação e gestão de negócios.

Com esta visão, se definem as ferramentas que devem ser desenvolvidas para suporte a rede em termos de processos, tecnologia de informação e cursos.

- Modelo Jurídico: definidos todos os pontos anteriores, resta desenvolver a Circular de Oferta de Franquia (documento de abertura de informações aos potenciais franqueados exigido por lei) e o Contrato de Franquia. Estes instrumentos tendem a simplesmente refletir as decisões de negócios tomadas em cada um dos pontos anteriores.