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7 questões apontam o que melhorar nos processos e treinamentos da empresa

Filomena Garcia

Colunista do UOL

26/05/2015 06h00

Todos os funcionários deveriam ter metas que os desafiassem a ser mais produtivos e mais comprometidos com os objetivos da empresa. Porém, ao pensar nas metas, cabe ao empresário não apenas definir aonde a empresa quer chegar, mas principalmente como cada um deve agir para chegar lá. Não há estratégia que funcione sem um plano de ação.

Para deixar claro como a equipe deve atuar para atingir as metas, é necessário dedicar muita atenção a dois aspectos fundamentais do negócio: processos e treinamentos.

Os processos indicam o caminho a ser trilhado; e os treinamentos ensinam, na prática, como os processos devem ser executados para equipe ganhar eficiência e qualidade. Parece simples, mas são nesses dois pontos que a maior parte das empresas costuma escorregar.

Abaixo, listamos algumas perguntas que vão ajudá-lo a avaliar se os processos e os treinamentos realizados hoje são adequados para garantir que a sua empresa atinja as metas estabelecidas:

1. Qual foi a última vez que os processos de cada uma das áreas da sua empresa foram revistos e atualizados? Por acaso, não seriam necessários novos processos para executar as novas tarefas que a empresa vai se propor a cumprir neste ano?

2. Você enxerga possibilidades de melhorias nos processos atuais? Não acha que seria possível aprimorá-los de forma a simplificar as tarefas e aumentar a produtividade dos funcionários? Caso a resposta seja sim, o que te impede de colocar as melhorias em prática?

3. Todos os funcionários, inclusive os recém-contratados, conhecem os processos que devem ser seguidos para executar o trabalho de forma eficiente e com qualidade, sem perder tempo?

4. Os processos estão descritos de forma clara e com linguagem adequada ao perfil de colaboradores que irá executá-los? Ou eles seguem uma linguagem padrão, sem se preocupar com o seu uso no dia a dia?

É importante que cada processo esteja descrito de forma compreensível para seu público, seja com ajuda de imagens, vídeos e outras formas de explicação. Também é importante que eles sejam expostos de forma a facilitar a consulta no dia a dia.

5. Qual é o objetivo dos treinamentos dados aos funcionários? Eles sempre estão em sintonia com o cumprimento das metas de cada colaborador?

Sabemos que, para que o treinamento seja absorvido corretamente pelo funcionário e seus ensinamentos passem a ser usados na rotina de trabalho, é preciso que ele tenha sinergia com as tarefas executadas no dia a dia e com as metas traçadas pela empresa.

6. Os funcionários sabem o que se espera deles e estão preparados para agir de acordo com essa expectativa? Caso a resposta seja não, o que eles ainda precisam aprender para realizar seu trabalho com mais qualidade e eficiência?

7. Com que periodicidade os treinamentos são dados? Esse intervalo é suficiente para que cada colaborador corrija seus eventuais erros e mude de postura a tempo de alcançar as metas que lhe foram impostas?

Ainda dá tempo de aprimorar processos e treinar a equipe ainda este ano para que, em 2015, sua empresa atinja todas as metas e vá ainda mais longe. Muitas empresas têm feito isso, e com excelentes resultados.