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Empresa com propósito claro é mais querida por clientes e funcionários

Colunista do UOL

28/07/2015 06h00

É indiscutível e muito tem sido abordado no mundo empresarial sobre a importância cada vez maior do capital humano para o resultado de uma empresa, seja em qualquer segmento ou tipo de negócio.

Sem dúvida, um olhar para as pessoas é fundamental para qualquer empresário obter sucesso, mas o grande desafio é como conseguir o engajamento das pessoas no dia a dia.

Como fazer para que cada membro da sua equipe esteja alinhado e motivado a buscar os mesmos objetivos que o seu? Sabemos que serão um conjunto de ações que tornará isso uma realidade, mas a base de tudo ou o princípio para que o resto funcione, pode estar no propósito da sua empresa e o quanto isso também fará sentido para cada pessoa da sua equipe.

Qual o propósito de existir da sua empresa? Isso, sem dúvida, é uma questão bastante profunda. Mais do que isso, pode e deve ser um “retorno ao básico”. Trata-se de resgatar o que o fez um dia se arriscar. Ou fará, no caso daqueles empreendedores que ainda pretendem abrir seu negócio.

Esse questionamento me parece muito importante para os negócios que visam ter perenidade, pois eles falam da essência de existir de uma empresa.

Quanto mais verdadeira for essa essência, maior será a chance de sucesso, pois os clientes compram com mais facilidade uma causa que seja pura do que uma inventada para uma época específica e que sempre precisará de mudanças e novos discursos.

Esse exercício, com toda a certeza, é fundamental e precisa ser resgatado sempre que a empresa sentir que nem todos estão alinhados e, principalmente, engajados.

Tanto que, se perguntássemos aos colaboradores de diversas empresas atuantes no mercado, ou até mesmo aos seus fundadores, qual o propósito de existência de cada uma delas, seriam bem poucos os que saberiam responder.

Esse propósito não pode ser somente o lucro. O lucro deve ser a consequência de uma missão que faça as pessoas arregaçarem as mangas e fazerem acontecer.

Tente lembrar o que o impulsionou a arriscar e empreender algo novo, que fosse do seu jeito e com a sua cara. Caso você não se lembre, pare tudo e reflita: neste momento, qual a razão de existir da sua empresa?

Se isto ficar claro para você e para todos os seus colaboradores, provavelmente nenhum concorrente o alcançará, pois falar ao coração dos consumidores gera uma forte identificação, não apenas com a marca, mas com o propósito de ser da empresa.