IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Por que é cada vez mais importante analisar as finanças das franquias?

Filomena Garcia

Colunista do UOL

10/11/2015 06h00

Em tempos de incerteza na economia, algumas empresas registram queda nas vendas, outras deixam de crescer na proporção que gostariam. Nesses casos, é comum que os empresários busquem, urgentemente, estratégias para fazer as vendas voltarem a patamares normais.

É natural que muitas empresas ajam dessa forma. Mas é preciso lembrar que há outras estratégias, além das vendas, que podem ajudar os negócios a enfrentar esses períodos de vacas mais magras. Uma delas é melhorar a gestão financeira, buscando produtividade e extraindo mais lucro das vendas que já são realizadas – mesmo que o volume atual de negócios fechados esteja abaixo do esperado.

Mas como transformar a crise em uma oportunidade de organizar as finanças da sua empresa? O primeiro passo é dedicar tempo e energia para mapear todos os indicadores financeiros do negócio.

Ao analisar item a item, o gestor da empresa terá condições de identificar a origem de alguns problemas financeiros, enxergar oportunidades de cortes de custos e aprimorar processos que ajudem o negócio a conseguir mais resultados com menos recursos.

O momento é muito oportuno para olhar para dentro de casa, especialmente para custos e despesas, e entender o que pode ser melhorado. Também se trata de uma ótima fase para renegociar contratos com fornecedores e discutir prazos de pagamento, equacionando assim o seu fluxo de caixa.

Além de trazer mais fôlego financeiro ao negócio, essa estratégia também ajuda a manter os preços sob controle e evitar reajustes para os clientes. Afinal, cobrar mais caro nesse momento pode representar um obstáculo para que o consumidor (que já anda receoso) realmente efetive a sua compra.

É claro que vender mais e melhor sempre será a grande preocupação de todas as empresas. E deve ser assim. Mas buscar estratégias que reduzam custos, melhorem o fluxo de caixa e aumentem a margem de lucro pode ser uma atitude eficiente para atravessar esses momentos sem tanta turbulência.