IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Jovens ganham mais trabalhando em empresas também jovens

Getty Images
Imagem: Getty Images

José Dornelas

Colunista do UOL

11/08/2014 06h00

Historicamente, quando os jovens começavam a se preparar para entrar no mercado de trabalho, consideravam algumas opções. As mais comuns: arrumar um emprego em uma grande empresa, prestar concurso público e, mais recentemente, montar o próprio negócio.

Quando a escolha era arrumar emprego para trabalhar como funcionário era comum sonhar com uma posição em uma grande empresa, pois geralmente se trata de uma corporação estabelecida, com anos de experiência no mercado e talvez ideal para desenvolver a carreira.

Porém, a maioria dos jovens arruma emprego em empresas de pequeno porte. Isso pela simples razão de a maioria das empresas ser de pequeno porte. Mas o mais curioso é o resultado de um recente estudo com empresas americanas sobre os salários dos jovens.

Paige Ouimet da University of North Carolina e Rebecca Zarutskie da diretoria do Banco Central Americano concluíram que, apesar de a média dos salários ser menor em empresas jovens, os funcionários jovens (25 a 34 anos) ganham 3,1% mais nessas empresas que nas já estabelecidas.

As empresas jovens foram consideradas como tendo até cinco anos de existência. Uma razão apontada pelos responsáveis do estudo é que os mais jovens possuem habilidades técnicas apuradas, as quais as start-ups buscam e estão dispostas a pagar mais para obter.

No caso americano, 27% da força de trabalho em empresas jovens é ocupada também pelos jovens. Já nas empresas estabelecidas, ou maduras, esse percentual cai para 18%.

No caso brasileiro é provável que os percentuais sejam parecidos para a distribuição da força de trabalho: há mais jovens trabalhando em empresas mais jovens. Mas será que os mais jovens ganham mais em empresas brasileiras mais jovens?

É difícil afirmar sem uma análise mais profunda, mas o fato é que cada vez mais os jovens estão buscando mais liberdade e querem trabalhar em empresas que possibilitem um ambiente de trabalho onde a autonomia e a criatividade, flexibilidade etc. sejam o mantra.

Isso está mudando o conjunto de opções comumente consideradas pelos jovens quando começam sua história profissional. Trabalhar em uma pequena empresa talvez seja cada vez mais uma alternativa convidativa ao trabalho em grandes empresas maduras.

E se a remuneração for maior nas start-ups ou em empresas ainda em crescimento, será o melhor dos mundos, pois juntará grandes oportunidades de crescimento com recompensas atraentes.

Aos empreendedores que estão estruturando novos negócios ou à frente de empresas em fase de crescimento fica a dica: cada vez mais tem valido a pena atrair jovens talentos pagando mais e não necessariamente apenas com o salário, mas com bônus, prêmios etc.

E ainda, se você não tem condições de bater os gigantes oferecendo grandes remunerações, poderá oferecer grandes oportunidades de crescimento e até a possibilidade de sociedade para aqueles que se mostrarem empreendedores no local de trabalho.