IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

É possível iniciar um negócio de sucesso sem planejamento; saiba quando

José Dornelas

Colunista do UOL

18/08/2014 06h00

Há situações nas quais em vez de analisar em detalhes uma oportunidade, o empreendedor cria a oportunidade. Mas esse tipo de abordagem não é aplicável a todo tipo de negócio. Você precisa saber se há uma perda em potencial acima de sua capacidade de arcar com um eventual prejuízo (em caso de não dar certo o negócio).

Para saber se é o seu caso, responda a algumas perguntas: Quem sou? O que eu sei? Quem eu conheço? As respostas dirão se é possível começar a partir do que você possui e então partir para a ação. Essa abordagem indica ainda ao empreendedor que ele não deve ficar esperando pela oportunidade ideal e que não adote a estratégia de buscar o que não tem em outros lugares.

As variáveis estão mais sob o controle do empreendedor, mas sua capacidade de escalabilidade é limitada, dependendo das respostas às perguntas.

Quem sou não se refere apenas a autoanálise de perfil do empreendedor, mas a suas crenças, valores etc. O empreendedor é o principal ativo do negócio, além das pessoas que atrairá para compor a equipe que desenvolverá a empresa com ele.

O que sei se refere ao conhecimento e experiência do empreendedor. Por exemplo, você terá muito mais chances de sucesso ao criar um negócio que requer conhecimento técnico caso sua área de atuação e formação sejam condizentes com este negócio.

Quem eu conheço refere-se a suas relações interpessoais, a sua rede de contatos. Os empreendedores mais experientes sabem que nutrir e desenvolver a rede de contatos é tão importante quanto qualquer outra atividade do negócio.

Após responder às três perguntas, o empreendedor deve definir quais são suas perdas aceitáveis, ou seja, o que ele está disposto a perder. Note que o processo tradicional de planejar para atingir um objetivo não se aplica neste caso.

Mais que pensar no que você quer ganhar deve-se pensar no que você está disposto a perder. Essa regra pode ser resumida como em uma situação na qual você joga um jogo em que os resultados são imprevisíveis. O conselho é que você siga duas regras: não aposte mais do que você pode esperar como retorno e não aposte mais do que você está disposto a perder.

De fato, a ideia aqui é que você defina o que está disposto a perder de dinheiro, tempo (ou período sem ganhos, por exemplo) e oportunidades no mercado de trabalho (ao se dedicar ao negócio próprio você fecha as portas para oportunidades de trabalho).

Parece simples, mas há bastante risco nesta abordagem. Se não houver comprometimento do empreendedor, a perda que ele definiu como aceitável pode ser maior que a esperada.

Como você lidará com situações imprevisíveis, deverá ter alta tolerância a situações ambíguas, incertas, e não terá como prever o futuro, já que não planejou ou não conseguiu planejar.