IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

A magia dos preços que terminam com 99

08/09/2014 06h00

Os empreendedores, principalmente aqueles que atuam no varejo, sabem na prática que pequenas variações no preço final de um produto induzem o cliente a comprar mais. E há uma magia quando o preço termina com 99.

Mesmo assim, ainda não é incomum encontrar no comércio, por exemplo, produtos sendo ofertados com os preços cheios, sem aparentes descontos. Isso leva o consumidor a não ter tanto interesse quanto teria se a percepção de desconto fosse maior.

Para provar tal teoria, pesquisadores liderados por Jungsil Choi, da Universidade Estadual de Cleveland, em Ohio, EUA, fizeram um experimento inusitado.

Inicialmente, ofertaram a várias pessoas dois laptops pelo mesmo preço de US$ 600, porém, um deles com visual muito mais atrativo do que o outro. Mesmo assim, cerca de metade dos participantes do estudo escolheram um ou outro laptop, não havendo um que prevalecesse.

No entanto, quando ambos os laptops foram precificados a US$ 599, cerca de 85% dos participantes escolheram o mais atrativo.

A razão aparente para tal fenômeno é que os preços que terminam em 99 levam a uma ideia de desconto, o que minimiza o sentimento de culpa dos consumidores, fazendo com que a compra torne-se não só algo prazeroso, mas também útil.

Nesse momento, os atributos extras do laptop mais atraente tiveram grande relevância na escolha, já que o outro laptop aparentemente não era tão interessante.

Por mais simples que possa parecer esse fato, quem já não ficou tentado a comprar algo porque havia um aparente desconto? Ou preteriu um produto mais bonito por não estar com desconto?

Mesmo com a facilidade que existe hoje em dia em pesquisar preços de produtos na internet antes de efetuar a compra, essa magia parece perdurar.

Por exemplo, ao pesquisar em sites como o Buscapé, você pode encontrar os menores preços não necessariamente com o final 99.

Isso deveria servir de alerta caso você seja um lojista e tenha o menor preço dentre todos os concorrentes. Não se esqueça de, além de oferecer o menor preço, fazê-lo preferencialmente terminar com 99. Depois, verifique se suas vendas aumentam. É provável que sim.

Trata-se de algo simples e que muitos já praticam, mas que alguns empreendedores ainda acham que não traz resultados. Nada como uma pesquisa com dados estatísticos para provar que, de fato, esta estratégia funciona.