IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Aumente as vendas promovendo experiências que clientes podem compartilhar

José Dornelas

Colunista do UOL

23/03/2015 06h00

Com a economia patinando, muitos empreendedores inquietos buscam estratégias inovadoras para tentar manter um padrão mínimo de vendas. No setor de varejo alimentício, por exemplo, os resultados de uma pesquisa com consumidores podem ajudar neste desafio.

Pessoas que comeram chocolate na presença de outra pessoa tiveram a sensação que o chocolate consumido era mais saboroso, ao se comparar com uma situação na qual o mesmo produto foi consumido lendo um livro e sem alguém por perto.

O experimento foi realizado por uma equipe da Universidade de Yale liderada por Erica J. Boothby.

As conclusões dos pesquisadores é que imaginar os sentimentos de outra pessoa durante um evento compartilhado pode aumentar os recursos cognitivos que você dedica à situação, intensificando a experiência.

Do ponto de vista prático, os empreendedores que criam eventos de degustação, por exemplo, em seus estabelecimentos, deveriam pensar criativamente em como fazer com que as pessoas compartilhem tais degustações, pois provavelmente o resultado de aprovação será maior.

Com isso, em tese, haverá mais possibilidade de aumento da venda de determinado produto. Um exemplo simples é o que ocorre em supermercados que promovem degustação de produtos.

Geralmente, em supermercados, as pessoas tendem a passar pelo corredor onde há a degustação, retirar o petisco, degustar e continuar suas compras, raramente comentando ou compartilhando com os “estranhos” à sua volta.

Porém, elas observam a reação dos demais. Se a reação é positiva, sua tendência de compra é maior. Por outro lado, quando a degustação é feita sem mais ninguém por perto, de fato a reação do consumidor tende a ser ficar menos induzido a comprar.

Para provar que isso de fato ocorre, fiz o teste em um supermercado que costumo frequentar, não só degustando sozinho ou na presença de outros, mas perguntando ao vendedor que promovia a degustação qual o resultado aparente de vendas nos dois casos.

A resposta obtida em mais de uma ocasião foi a mesma, de que compartilhando a experiência as pessoas têm uma sensação mais positiva sobre o produto degustado. De fato, a intuição já seria suficiente para concluir que o compartilhamento faz parte dos desejos do ser humano e se o empreendedor entender isso poderá vender mais e para mais pessoas.

Além do exemplo dos supermercados, que já fazem isso há algum tempo, a ideia poderia ser extrapolada e intensificada em outras áreas de negócio, tais como restaurantes, bares, lanchonetes e, ainda, outros setores e mercados.

Com isso, além de melhorar a experiência para o cliente, você terá os próprios clientes como aliados que o ajudarão a vender mais.