IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Qual a influência dos pais no perfil empreendedor

13/04/2015 06h00

Pais empreendedores necessariamente criam filhos que serão empreendedores? Filho de peixe peixinho é? Este é um tema muito debatido quanto se fala em educação empreendedora: o empreendedor pode ser formado ou herda esse dom naturalmente dos pais?

Há muita gente que acredita na tese de que os filhos seguem os passos dos pais quando o tema é empreendedorismo. Isso ocorre basicamente por observação e conhecimento de exemplos próximos na própria cidade ou comunidade e que comprovam a tese.

Porém, saber o quanto do espírito empreendedor dos pais é de fato herdado pelos filhos continua um mistério. Isso porque há exceções que comprovam a regra, ou seja, filhos que não seguem em nada o que os pais foram ou são.

Para tentar saber se a hereditariedade é mais importante que o ambiente onde os filhos são criados e os modelos de referência aos quais são expostos, três pesquisadores suecos desenvolveram um estudo inusitado, mas extremamente informativo.

Matthew J. Lindquist, da Universidade de Estocolmo, e dois colegas analisaram registros de crianças adotadas para saber se a influência dos pais biológicos era maior ou menor que a dos pais adotivos no seu potencial empreendedor.

Os resultados mostraram que crianças adotadas cujos pais biológicos eram empreendedores mostraram-se 20% mais propensas do que a população em geral para se tornarem empreendedoras. Mas a conclusão apenas com esse dado ainda não é suficiente.

Complementando o estudo, analisaram crianças adotadas logo após o nascimento e verificaram que o efeito dos pais adotivos sobre elas era mais que o dobro daquele dos pais biológicos: uma criança cujos pais adotivos incluem um empreendedor é 45% mais propensa do que o resto da população para, eventualmente, iniciar o seu próprio negócio.

As descobertas sugerem que os pais empreendedores funcionam como modelos para os seus filhos e que o ambiente onde vivem influencia mais esta tendência do que a hereditariedade. Mas ambos influenciam de alguma maneira.

Quando se questiona a educação empreendedora, imaginando que se trata de ensinar como empreender, comete-se um equívoco considerável, já que mais que ensinar a empreender, a educação empreendedora tem como papel principal mostrar o que os empreendedores bem sucedidos fazem para obter resultados e, ainda, onde a maioria costuma errar.

Criar modelos de referência e entender como eles/elas pensam e agem fazem parte de qualquer currículo sério de educação empreendedora. Muito se aprende em casa, observando o que fazem os pais, mas também na sala de aula, conhecendo outros exemplos.

Porém, nada substitui a prática, ou seja, a educação empreendedora mostra o que os outros fazem e como fazem, mas não é suficiente para dizer que apenas observando e entendendo os outros você conseguirá ser um empreendedor de sucesso. Há que se colocar a mão na massa e arriscar transformar suas ideias em um negócio.