IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Descubra se sua ideia é viável usando Canvas aliado ao plano de negócios

José Dornelas

Colunista do UOL

24/08/2015 06h00

Para empreender, você precisa de uma boa ideia. A grande ideia pode surgir de um brainstorming, de sua criatividade, pesquisas na internet, etc. Mas como saber se ela tem potencial de retorno econômico, ou seja, se é uma oportunidade de negócio?

A ferramenta Canvas (um quadro branco dividido em nove setores: proposta de valor, atividades, parcerias, recursos, custos, receitas, canais de venda, segmentos de clientes e relacionamento) é uma proposta que tem o objetivo de analisar uma ideia e conceituar um modelo de negócio para uma empresa a partir dessa ideia. Tudo de forma prática, visual e interativa.

O modelo de negócio é a explicação de como sua empresa funciona e cria valor. Objetivamente, resume-se em buscar entender como a empresa fará dinheiro, qual será ou é seu modelo de receita e como a empresa funciona, gerando valor aos clientes.

Já o desenvolvimento de um plano de negócios ajuda a delinear e entender em detalhes o modelo de negócio da empresa. Ao final, ele mostrará os custos e despesas do negócio, investimento inicial, máxima necessidade de recursos, a estratégia de crescimento e de marketing e vendas, bem como a projeção de receita e lucro para os próximos anos.

Ambas as ferramentas, podem e devem ser usadas pelo empreendedor de maneira integrada. O Canvas pode ajudar muito o empreendedor na fase de análise da oportunidade, uma etapa importante do processo empreendedor e que ocorre antes do plano de negócios.

Se o empreendedor aplicar o Canvas e complementar a análise com uma pesquisa de mercado primária, ele terá informações bastante completas para decidir se segue em frente ou não; caso decida continuar, pode ser útil uma análise mais criteriosa da viabilidade do negócio através de um plano de negócios.

Como a maioria dos negócios demanda uma análise mais criteriosa e cuidadosa de sua viabilidade antes de colocar a empresa para funcionar, a integração das duas ferramentas proporciona uma abordagem prática e simples de ser utilizada por aqueles interessados em criar novos negócios.

* Este texto foi escrito com base no livro "Plano de negócios com o modelo Canvas", guia prático de avaliação de ideias a partir de exemplos.