IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Empreender é para todos e também para você, mas é preciso preparo

José Dornelas

Colunista do UOL

05/10/2015 06h00

Um paradoxo bastante conhecido e atribuído ao filósofo grego Sócrates aplica-se perfeitamente quando tentamos entender se nosso perfil se encaixa na descrição do empreendedor de sucesso.

Uma possível variação desse paradoxo pode ser descrita como: “Quanto mais adquirimos conhecimento, parece que mais distantes estamos de saber algo”.

A sensação que um indivíduo pode ter ao conhecer mais a respeito de si mesmo e entender o nível de suas habilidades empreendedoras pode levá-lo a imaginar estar à frente de um problema de difícil solução.

Muitos empreendedores tornam-se bem-sucedidos sem conhecer antecipadamente os problemas que enfrentariam. São os indivíduos que têm o “privilégio da ignorância” ou da falta de conhecimento, e assim arriscam sem saber onde estão pisando.

Quando se conhece em detalhes o ambiente e a si e, ainda, quando se tem uma visão clara dos cenários prováveis para o negócio, o indivíduo pode incorrer no erro do excesso de confiança.

O fato é que conhecimento em quantidade nunca é demasiado, pois nunca saberemos tudo acerca de tudo. Sempre teremos que progredir.
Por isso que todos podem, em tese, desenvolver habilidades ao longo da vida, aperfeiçoar as que já possuem e constituir um alicerce forte o suficiente para enfrentar as tormentas do empreendedorismo.

Empreender é para todos e também pode ser para você. O importante é definir uma estratégia adequada para buscar os seus objetivos.
Não basta sonhar, mas o sonho é o início do processo, pois permite o surgimento de ideias, que podem ser transformadas em oportunidade pelo ato de empreender.

Em um momento turbulento como o que país tem vivenciado, muitos estão vendo no empreendedorismo do próprio negócio a única alternativa viável para construir algo de valor para si e aos seus.

No entanto, não se pode esquecer que apesar de ser bastante difundida a ideia de que grandes oportunidades surgem em momentos de crise, como o atual, o empreendedor precisa se preparar pessoalmente e profissionalmente antes de dar o primeiro passo.

Isso significa conhecer e colocar em prática suas habilidades comportamentais empreendedoras e ainda desenvolver, adquirir e colocar em prática seus conhecimentos de gestão.

Não é porque para muitos o próprio negócio se apresente como a única alternativa, que deve ser encarado apenas com motivação. Pelo contrário, sem preparo dificilmente o empreendedor conseguirá resultados.

Em resumo, antes de iniciar o seu próprio negócio, certifique-se de que está preparado para os desafios, que, com certeza, serão muitos e maiores do que você imagina. Mas empreender é isso: superar desafios e fazer acontecer.