IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Conheça os benefícios de fazer reuniões caminhando ao ar livre

José Dornelas

Colunista do UOL

16/11/2015 06h00

Uma tendência que parece ter vindo para ficar é a prática de reuniões fora do ambiente de trabalho, principalmente quando executivos (as) optam por caminhar ao ar livre. Para quem ainda é cético quanto a ideia, cabe conhecer os benefícios que ela proporciona para, quem sabe, mudar de ideia.

Steve Jobs era um grande adepto das reuniões realizadas fora do ambiente de trabalho, fazendo longas caminhadas com os executivos da Apple para discutir assuntos estratégicos. Seu hábito ficou conhecido mundialmente pelos livros, documentários, artigos etc.

Naturalmente, ele não era e não é o único a fazer tais reuniões. Isso porque há benefícios óbvios; entre eles, a prática de uma atividade física simples e que evita o sedentarismo. Mas pesquisas mostram que há ainda mais aspectos positivos nessa iniciativa.

Segundo Russell Clayton e seus parceiros de pesquisa, as reuniões feitas com caminhadas estimulam o pensamento criativo, são mais produtivas e proporcionam conversas com teor maior de clareza ou objetividade.

Para aqueles entediados com o ambiente corporativo, salas fechadas e reuniões tensas, trata-se talvez de uma alternativa à saída para o café perto do escritório, algo que já é comum, principalmente nas grandes cidades.

Isso, aliás, é algo que eu pratico muito, pois além de gostar de um bom café, prefiro conversar com as pessoas, sejam da minha equipe ou clientes e parceiros, fora do ambiente da empresa.

Recentemente, tenho sido outro adepto das reuniões fazendo caminhadas, mesmo sendo algo difícil de praticar em São Paulo, devido aos poucos parques que temos disponíveis.

Eu posso afirmar que, de fato, as reuniões com caminhadas são mais interessantes que as reuniões tradicionais, sabendo, obviamente, que há restrições, principalmente quando se precisa anotar muita coisa.

De qualquer forma, para os interessados em começar a praticar as reuniões com caminhadas, aqui ficam as dicas dos pesquisadores, para que sejam mais produtivas.

• Inclua um destino extracurricular, ou seja, ao propor um local alvo para se chegar a caminhada passa a ter um incentivo extra.
• Evite adicionar calorias desnecessárias. A reunião que termina com a ingestão de muitas calorias pode ser prejudicial à saúde. Mas também não precisa exagerar nas restrições, pois ninguém é de ferro.
• Priorize grupos pequenos. Essas reuniões são mais produtivas com com duas ou três pessoas.
• Divirta-se. Aproveite o ar fresco (por isso, o ideal são os parques). A pesquisa também descobriu que as pessoas que fazem reuniões caminhando afirmam estar mais satisfeitas no trabalho.

Como se vê, a ideia pode ser uma boa prática e que traz muitos benefícios. Que tal tentar?