IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Será que é melhor adiar o projeto de empreender para depois de 2016?

José Dornelas

Colunista do UOL

23/12/2015 18h14

Quando um novo ano se aproxima é natural que as pessoas pensem nos novos projetos que querem realizar. E empreender pode ser o caminho escolhido para criar um novo capítulo na história profissional e no desenvolvimento pessoal de cada um.

Se você pensa em empreender e está com receio de dar o próximo passo, pense antes se, no seu caso, não se trata de buscar a excelência naquilo que você já faz e encontrar a motivação que estava adormecida no trabalho atual.

Mas, se acredita que chegou a hora de criar o próprio negócio, não espere pela ideia mágica que será a base do grande negócio de sua vida.

O engano por trás desta lógica é ter no empreendedorismo um só objetivo: chegar a um resultado final grandioso e que nem você mesmo sabe ao certo qual será.

Em várias conversas com empreendedores de sucesso, ouvi claramente que a grande motivação que os alimenta está em curtir o processo, o dia a dia, e não necessariamente o resultado final.

Naturalmente, o resultado final, para muitos, é ganhar dinheiro, ser reconhecido, entre outros objetivos. Porém, para aqueles que se tornam modelos de referência aos outros, os desafios da jornada trazem mais prazer que a meta realizada.

Um desses empreendedores, que entrevistei para fazer um estudo de caso que estará na nova edição de meu livro "Empreendedorismo, transformando ideias em negócios" (prevista para março de 2016), me deu um exemplo simples e esclarecedor sobre esta tese.

Ele disse que o que mais lhe dá prazer é o desafio de cada etapa ao escalar a montanha e não necessariamente a chegada ao cume em si.

Essa analogia simples ajuda a entender porque o ato de empreender exige mais que apenas sonhar com um resultado que será obtido no futuro. Se o potencial empreendedor não encontra motivação nas ações do seu dia a dia, talvez esse resultado nunca seja obtido.

Para o próximo ano, apesar de a maioria das pessoas enxergar escuridão na jornada devido ao momento difícil que o país está vivenciando, os empreendedores precisam acreditar que sua motivação para superar os desafios será ainda mais necessária para contagiar os demais.

E nunca é repetitivo dizer que em momentos limítrofes como o atual é que os grandes empreendedores do futuro são forjados, pois eles acreditam que podem construir algo de valor, enquanto outros pensam que o melhor é desistir ou postergar seus projetos.