IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Para ficar no mundo dos negócios, é preciso se renovar todos os dias

Marco Roza

Colunista do UOL

30/07/2014 06h00

Muito empreendedor de primeira viagem confunde a ideia que dará origem à sua empresa com o garimpo de uma pedra preciosa. O engano, na maioria das vezes, é fatal.

Quando encontramos uma joia rara, o capital ou parte dele já se concretiza ali. Somos prontamente premiados ao termos nos envolvido na busca com altas doses de sorte, combinada com habilidade e esforço.

Mas a ideia que sustentará sua empresa exige uma analogia complementar. É como se buscássemos (e encontrássemos) uma joia rara todos os dias. De valor menos significativo, mas um achado determinante para confirmar na somatória dos dias, meses e anos o sucesso da empresa.

Uma joia tão rara que escapa do senso comum por se materializar a partir de nossa capacidade de se antecipar às necessidades reais e latentes, mas intangíveis, de nossa clientela.

Empreender se torna, quanto mais avançamos nessas analogias, uma tarefa extremamente sutil, quase espiritualizada, que nos coloca como músicos de jazz diante de uma plateia sofisticada. E a cada nota (serviço ou mercadoria) harmonizada com os demais músicos (fornecedores e colaboradores), arrancamos aqui e ali aplausos (compras repetidas) que confirmarão nossos acertos diários.

Suficientes para validar cada dia que voltamos para casa felizes por poder desfrutar o sono de quem voltará amanhã para reabrir a empresa.

E o garimpo diário recomeça. Na busca permanente de diferenças incrementais, na insistência continuada de achar aquele produto, serviço ou atenção que surpreenderá e vinculará aqueles clientes à nossa empresa. E as chances de encontrar a melhor maneira de atender, de vender, de entregar um produto ou serviço têm que ser encontradas, no mesmo dia.

Mas são oportunidades que nunca se entregam de maneira óbvia, porque emergem de relações instáveis e aleatórias, que se realimentam das necessidades dos clientes e da capacidade de atendimento de empresas como a sua.

Se você ainda aceita nossas analogias que misturam o garimpo diário na busca de joias raras de atendimento com a possibilidade de agregar valores que confirmarão o sucesso de seu empreendimento se manterá sempre em alerta máximo.

Mas sem perder a sensibilidade dos empreendedores que buscam satisfazer especialmente as necessidades sutis (e quase espiritualizadas) de sua clientela. Que usam os produtos e serviços que procuram na sua empresa apenas para se confirmarem humanos. Profundamente humanos.