Como manter sua empresa num ambiente de incertezas absolutas
Esbarramos, todos os dias, na maioria dos relacionamentos com pequenos empreendedores (que sonham se tornar grandes) ou com grandes empreendedores (que sentem o mundo se tornar líquido sob o alicerce de suas empresas) com as proclamas de certezas absolutas.
Dia destes, na conversa com pai e filho, que já tem uma empresa de relativo sucesso há 11 anos, o filho me disse, do alto de seus 22 anos, que o futuro da empresa está garantido.
“Primeiro, nossos clientes são todos amigos de meu pai; segundo, todos me conhecem e já confirmaram que vão me apoiar quando eu estiver preparado para assumir a empresa”.
O pai, ao lado, confirmava as convicções do filho. E, portanto, nada havia a mudar, porque nada havia a temer na certeza absoluta dessa empresa, que repete a percepção de muitos gestores.
Depois de uma certa repetição, as regras são captadas e é só uma questão de manter o controle do caixa, repetir os acordos comerciais com os clientes “amigos” e a lucratividade do ano anterior estará garantida.
Quanta ilusão.
Mas é muito difícil chamar a atenção do empreendedor dos primeiros acertos que é um excelente investimento se preparar para as incertezas absolutas todos os dias.
Resistimos porque não exaurimos profundamente quais são as razões e as circunstâncias que nos levaram a perder um ou outro contrato. Tocamos a bola pra frente, apoiados nos pilares que ainda nos restam e que eliminam a análise de nossos erros ou nublam nossa visão das mudanças de circunstâncias.
Até que a amizade dos nossos clientes venha a ser posta à prova e nos percebemos abandonados, mesmo que tenhamos paparicado aqueles “amigos” ao longo dos anos e que tenham confirmado o apoio à nossa empresa.
Porque por mais convictos que sejamos, as incertezas absolutas estimulam nossos aliados e parceiros a se ajustar a novas épocas, novos produtos, novos acordos. Que nos deixarão de fora se não percebermos que o que manda no mundo e, especialmente, no ambiente de negócios, são as incertezas absolutas.
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