IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Como manter sua empresa num ambiente de incertezas absolutas

Marco Roza

Colunista do UOL

04/03/2015 06h00

Esbarramos, todos os dias, na maioria dos relacionamentos com pequenos empreendedores (que sonham se tornar grandes) ou com grandes empreendedores (que sentem o mundo se tornar líquido sob o alicerce de suas empresas) com as proclamas de certezas absolutas.

Dia destes, na conversa com pai e filho, que já tem uma empresa de relativo sucesso há 11 anos, o filho me disse, do alto de seus 22 anos, que o futuro da empresa está garantido.

“Primeiro, nossos clientes são todos amigos de meu pai; segundo, todos me conhecem e já confirmaram que vão me apoiar quando eu estiver preparado para assumir a empresa”.

O pai, ao lado, confirmava as convicções do filho. E, portanto, nada havia a mudar, porque nada havia a temer na certeza absoluta dessa empresa, que repete a percepção de muitos gestores.

Depois de uma certa repetição, as regras são captadas e é só uma questão de manter o controle do caixa, repetir os acordos comerciais com os clientes “amigos” e a lucratividade do ano anterior estará garantida.

Quanta ilusão.

Mas é muito difícil chamar a atenção do empreendedor dos primeiros acertos que é um excelente investimento se preparar para as incertezas absolutas todos os dias.

Resistimos porque não exaurimos profundamente quais são as razões e as circunstâncias que nos levaram a perder um ou outro contrato. Tocamos a bola pra frente, apoiados nos pilares que ainda nos restam e que eliminam a análise de nossos erros ou nublam nossa visão das mudanças de circunstâncias.

Até que a amizade dos nossos clientes venha a ser posta à prova e nos percebemos abandonados, mesmo que tenhamos paparicado aqueles “amigos” ao longo dos anos e que tenham confirmado o apoio à nossa empresa.

Porque por mais convictos que sejamos, as incertezas absolutas estimulam nossos aliados e parceiros a se ajustar a novas épocas, novos produtos, novos acordos. Que nos deixarão de fora se não percebermos que o que manda no mundo e, especialmente, no ambiente de negócios, são as incertezas absolutas.