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Cinco pontos essenciais ao ajustar um negócio em movimento

Marco Roza

Colunista do UOL

07/10/2015 06h00

Até o plano de negócio mais perfeito precisa de ajustes quando colocado em movimento. Quando as expectativas se confirmam e o empreendimento caminha no rumo certo, requer-se apenas o olho do dono para melhorar as negociações com os fornecedores, para monitorar o atendimento aos clientes, para manter a harmonia entre os colaboradores.

Mas acontece, muitas vezes, de o projeto degringolar, vítima de mudanças na política econômica, na burocracia, na inflação ou no humor dos clientes. Ou também em consequência da falência ou desistência de um fornecedor, da perda de profissionais qualificados. Ou ainda porque o dono ou um dos donos adoeceu, desistiu ou faleceu.

Como dizem os artistas “o show tem que continuar”. E é nessa transição que o sócio responsável pelo negócio tem que reorganizar suas próprias energias para ajustar o empreendimento em movimento.

Eis alguns pontos para ajudar na reflexão:

1. Tenha uma visão realista da situação atual

Peça ajuda ao seu contador para ter um relatório o mais preciso possível sobre suas contas, impostos, aluguéis, salários. Tente descobrir, a partir desse relatório, quais pagamentos podem ser adiados ou suspensos. Avalie, cuidadosamente, os riscos e custos de adiar pagamentos de impostos, principalmente.

2. Divida o problema com seus colaboradores

Convoque seus empregados e conte para eles a mudança de perspectiva. Tente sondar se terá ou não o apoio de todos ou da maioria. Deixe sempre a porta aberta para os que eventualmente quiserem desistir.

3. Reorganize sua visão de negócios

Com o apoio total ou parcial de sua equipe, refaça, corajosamente, seu plano de negócios. Esteja disposto a implementar quaisquer mudanças que o ajude a sobreviver. Se for preciso, mude sua carteira de produtos ou de serviços, busque novos nichos de clientes, mude seu escritório, sede ou loja para um local mais em conta, sempre de olho no apoio e na mobilização de seus funcionários.

4. Reavalie os fornecedores

Marque uma conversa franca com seus fornecedores, mostre sua nova realidade e peça ajuda. É o momento de avaliar com quais deles vale a pena estabelecer alianças mais consistentes no futuro, após o ajuste de sua empresa. Adapte seus acordos à sua nova disponibilidade de caixa e, principalmente, à sua nova visão de negócio.

5. Não esmoreça nunca

O mais importante desse tipo de ajuste é ninguém (ninguém mesmo) perceber que você está em dúvida ou desanimado. É na travessia que você deve contagiar mais ainda seus parceiros, associados, funcionários, fornecedores e clientes com sua fé inabalável no seu negócio. Geralmente dá certo.