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De olho nas tendências para navegar nas oportunidades

Rose Mary Almeida Lopes

Colunista do UOL, em São Paulo

14/06/2013 06h00

As tendências existentes no ambiente precisam ser constantemente monitoradas pelos empreendedores (e intraempreendedores também). Elas determinam o tipo e o tamanho das oportunidades, bem como podem sinalizar ameaças.

Podem ser demográficas (as mais previsíveis de todas), mudanças de comportamento e de valores, provindas de inovações (incrementais ou radicais), do contágio com outras culturas etc.

Há que examinar atentamente, ler, buscar informações, discutir com pessoas para se certificar da existência da tendência, ou até mesmo, de seu fim.

Tendência a favor é como ter vento de proa! Aí, o empreendedor preparado vai poder navegar de forma consistente e chegar aos seus objetivos, ou até mais longe! Caso contrário, terá ventos em direção oposta ou nem terá vento!

Já observaram em quantas tendências estamos mergulhados? Citamos apenas algumas delas.

Busca de personalização e diferenciação: pessoas e organizações fazem de tudo para serem diferentes. Isso pode ser alcançado por: uso de roupas, tatuagens, sinais de pertença a clubes, universidades, ter ido a lugares, ter determinadas preferências etc.

Sensorialidade, prazer e intensificação de experiência: as pessoas buscam novos sabores, experiências diferentes.

Exemplo: baladas com diversos ambientes, diversos estímulos ao mesmo tempo (luzes, sons, cheiros, cenários, bebidas, bandas, mistura de estilos, dançarinos etc.), festas com vários DJs, passistas, ritmistas, raves, esportes radicais, parques de diversão com brinquedos mais radicais, íngremes, velozes, inusitados! Festa, viagem ou jantar surpresa!

Conviver com ídolos: desejo de compartilhar espaço e momentos com personalidades, com ídolos de esporte, da música etc. Daí que as pessoas pagam para viajar em um cruzeiro (com o rei Roberto Carlos, com a dupla Zezé Di Camargo & Luciano), entram em concursos para jantar, passar um dia, conhecer, poder tirar foto e apertar a mão (nem que seja por um minuto) etc.

Ser jovem em busca da juventude (postergação do envelhecimento): as pessoas buscam cosméticos, tratamentos, cirurgias  plásticas, exercícios, programas de condicionamento físico, experiências e locais frequentados por pessoas jovens, estilo de roupa e de veículo etc.

Saudabilidade: tendência que se expressa, por exemplo, no consumo de produtos orgânicos, tratamento ortomolecular, dieta balanceada, massagens para combater o estresse, ambientes livres de fumaça, evitar determinados alimentos e bebidas, consumo de água mineral, busca de uma vida mais calma etc.

Independência e autonomia: aumento de jovens, solteiros, separados e divorciados vivendo sozinhos; aí apresentam necessidade de produtos com embalagens menores, lavagem de roupas, esquemas de limpeza de apartamentos e residências diferentes, dado que podem não necessitar de uma diária completa de faxina etc.

Aumento de tempo em trânsito: isso coloca diversas necessidades, desde como ocupar o tempo em trânsito, se informar sobre ruas e trechos a evitar, até soluções substitutas como vídeo conferência, serviços de delivery, entregas expressas, trabalho em casa, acesso a ferramentas e banco de dados.

Identificação e satisfação simbólicas: usar roupas country e botas de cano alto e inconscientemente se sentir associado ao meio rural, usar uma charrete com cavalos para chegar à igreja como um nobre, usar determinada marca de bolsa para se sentir uma pessoa elegante e de elevado status etc.

Portanto, para os empreendedores ou intraempreendedores fica o recado de que analise as tendências que afetam o possível negócio, identificando quão favoráveis elas são, para configurar a oportunidade e, então, ir em frente com a modelagem do negócio, projeto ou mesmo o desenvolvimento de um plano.