IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cuidar de si próprio é chave para lidar com problemas nos negócios

Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Rose Mary Lopes

Colunista do UOL

18/07/2014 06h00

É, o mundo é cheio de recursos, oportunidades e de pessoas. Porém, o caminho dos empreendedores não é feito apenas de resultados positivos, calmaria, facilidades, realizações e lucro. Eles enfrentam problemas, dificuldades, limitações, obstáculos, falta de vontade, riscos e prejuízos.

Aliás, quem acha que empresários são apenas “exploradores” não conhecem o lado não romântico de suas trajetórias. Afinal, não importa se a empresa está com faturamento insuficiente, se as condições de competição são ferozes e até desleais, as despesas tem que ser pagas e os impostos idem. O empreendedor pode até receber menos ou deixar de se remunerar, mas não pode deixar de pagar o empregado.

Ou seja, são diversos os obstáculos externos com que os empreendedores se deparam. Os problemas e conflitos provocam insatisfação, frustração, e até experiências traumáticas. Exigem a mobilização, ação, resposta do empreendedor. Para ser efetivo, precisa ser controlado e flexível para acionar diversos recursos.

Precisa contar com recursos externos, por exemplo, uma rede em que se apoiar: pessoas que lhe estimem e apóiem, outras que lhes passem conhecimento, auxiliem a minimizar os obstáculos e abram portas e possibilidades.

Mas, de nada adianta isso tudo se ele não se abrir para aprendizagens e experiências novas. Isso demanda lidar com recursos internos, que precisam ser alimentados e cuidados.

A principal matéria-prima do empreendedor é ele próprio. Se o empreendedor não estiver atento a suas necessidades e insatisfações, e não se der tempo para se equilibrar e refletir, vai entrar em curto-circuito!

É muito importante que os empreendedores saibam cuidar de seus negócios, de suas organizações, de suas equipes. Mas, que também zelem por si mesmos. Discipline-se para fazer exercício físico.

Escolha alguma atividade para se restaurar: cante, dance, pinte, esculpa, desenhe, jogue, brinque, cozinhe, cuide de animais, de plantas etc. Crie, encontre formas de reequilíbrio, de restauro emocional e espiritual. Afinal, se panela de pressão não tiver uma válvula, ela explode!

E, cuide de seu interior: aprenda a respirar, relaxar, meditar, refletir, orar, transcender.

Se estiver equilibrado vai poder examinar as dificuldades em melhores condições. Reveja o percurso e o contexto. Examine os pontos de estrangulamento, as condições adversas, os reveses. Envolva outras pessoas. Procure alternativas. Veja, inclusive, se as expectativas não foram elevadas demais.

Lembre que expectativas irrealistas são um convite à frustração. O exame de pontos fortes e fracos (de seu negócio, seus e de sua equipe), ameaças e oportunidades, ajudam a formar um quadro adequado.

O propósito, a missão e os valores também ajudam a ampliar o significado de sua luta. E, colocam-na em outra perspectiva. São sua bússola e vão orientar o trajeto, mesmo ante os imprevistos.

Assim como no início do sonho, o negócio se articula com âncoras internas do empreendedor –motivos, valores, habilidades, potenciais etc– durante a sua implementação e trajetória estas articulações precisam ser cuidadas.

Seu papel é árduo, exige esforço, paciência, resiliência, controle e prontidão para agir de forma pacífica, assertiva e efetiva. Mas, lembre que somente se cuidando e se mantendo nas melhores condições é que poderá manter e cuidar bem de seu negócio.