IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Praia oferece mar de oportunidades para negócios

Banhistas aproveitam forte calor na praia Tambaú, em João Pessoa - Thiago Casoni/Futura Press
Banhistas aproveitam forte calor na praia Tambaú, em João Pessoa Imagem: Thiago Casoni/Futura Press

Rose Mary Lopes

Colunista do UOL

01/08/2014 06h00

Praia, ondas, coqueiros, sol, brisa. Para milhões de pessoas esse é o lugar para descansar, se entreter, socializar ou praticar um esporte. Para muitos milhares está aí a chance de ganhar a vida. E, para outros, é a oportunidade de gerar negócios.

Quem gosta de ficar simplesmente olhando a paisagem e as pessoas precisa de uma cadeira e de um guarda-sol. Ora, nem todos querem carregar estes objetos. Assim, há quem o faça por você. São os alugadores de cadeiras e guarda-sóis. Ou seja, autônomos ou empreendedores individuais.

Apertou a sede? Aí as opções são bem amplas. Desde os quiosques que vendem a água de coco a outros que ofertam uma variedade de sucos, águas, refrigerantes, batidas, drinques, cervejas, batidas alcoólicas ou sem álcool. 

Para a sede valem também os sorvetes. Os ambulantes com suas caixas térmicas ou carrinhos circulam oferecendo produtos feitos por sorveterias pequenas, da região, ou industrializados de marcas amplamente conhecidas. Os quiosques e restaurantes da praia podem ter geladeiras com diversas opções.

Para matar a fome, principalmente se não for local tão remoto, a gama é ainda maior. Vendedores de salgados, espetinhos de camarão, sanduíches, biscoitos etc. Dependendo da postura municipal, a padronização de barracas e quiosques impõem certo porte de empreendedorismo e nível de higiene para os petiscos, pratos à base de frutos do mar etc.

Para se proteger do sol você pode consumir chapéu de palha, canga, protetor solar e óculos de sol. Se quiser, até toalhas para se estirar sobre a areia. Os ambulantes oferecem ainda saídas de praia, batas, biquínis.

Passeios em jangadas, veleiros, barcos, catamarãs são algumas das opções de entretenimento. Aqui, a depender da organização e capital necessários, há diferentes portes de empreendedores e os negócios devem seguir normas, obter licenças para oferecer entretenimento seguro.

Falando em entretenimento, e dependendo do horário, o quiosque ou mesmo a praia se faz de palco. Apresentações de cantores musicistas que se apresentam sozinhos, e até shows. Esses, em geral organizados pela municipalidade ou por iniciativas que envolvem patrocínios e apoios diversos. Na época de férias ou festivais e eventos diversos fora de estação.

E a praia não é frequentada somente por moradores da localidade. Dependendo de seus encantos e fama, atrai muitos turistas. Estes lá chegam com o apoio de guias e agências de turismo receptivo. Ou até de taxistas e bugueiros que fazem as vezes de guias. São, então, os autônomos, empreendedores individuais ou empresas que atendem essas necessidades.

Se pensarmos em esportes, há praias em que é possível oferecer aulas de determinados esportes bem como oferta de prática deles: surf, stand up, mergulho, kite surf e windsurf (que dependem de condições de vento). 

Se estendermos o olhar para todos os negócios na orla da praia, veremos que existem muitas outras possibilidades de sobreviver e de construir empreendimentos de variados portes. Afinal, como viram a praia não é percebida pelos empreendedores como um lugar para relaxar! É sim, um ecossistema riquíssimo de oportunidades para empreender!