UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

20/05/2009 - 21h06

Cepal diz que Argentina agiu com eficácia perante crise

EFE
Buenos Aires, 20 mai (EFE).- A secretária-executiva da Comissão Econômica Para a América Latina e o Caribe (Cepal), a mexicana Alicia Bárcena Ibarra, afirmou hoje que "o Governo argentino agiu com bastante rapidez e eficácia na tomada de medidas concretas para proteger o emprego" diante da crise global.

Alicia, que se reuniu hoje em Buenos Aires com o chanceler argentino, Jorge Taiana, disse que o organismo que preside busca "explorar áreas de cooperação mais profundas" com este país.

A secretária-executiva da Cepal e Taiana dialogaram sobre a integração regional, a reforma do sistema financeiro internacional, o desenvolvimento sustentável e os desafios e perspectivas da América Latina perante a crise global.

A Chancelaria argentina informou, em comunicado, que a nova titular da Cepal transmitiu a seu interlocutor que "a Argentina tem muito a oferecer à dinâmica regional, e fez isso".

"Obviamente, a crise atingiu a região inteira, principalmente no âmbito comercial, mais que no financeiro, e francamente vejo que a Argentina tem uma situação muito melhor do que se poderia esperar em várias frentes", considerou Alicia.

A funcionária disse que "o Governo argentino agiu com bastante rapidez e eficácia na tomada de medidas concretas para proteger o emprego e mostrou a vontade de investir no gasto público em temas centrais para o desenvolvimento do país".

Alicia, que também se reuniu com o ministro da Economia argentino, Carlos Fernández, disse que, de qualquer forma, a Argentina "logicamente não está imune também ao choque comercial geral que há na região", mas considerou que "está muito melhor do que se diz".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host